Cognitio: Revista de Filosofia https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia <p>Editada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a <strong>Cognitio</strong> é uma revista de filosofia com foco em temas relacionados principalmente ao Pragmatismo clássico.</p> <p> </p> pt-BR revcognitio@gmail.com (Renan Henrique Baggio) revcognitio@gmail.com (Renan Henrique Baggio) seg, 15 abr 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O espaço e os signos https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64207 Arthur Araújo Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64207 sex, 19 abr 2024 00:00:00 -0300 Um caminho bem-trilhado https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/58254 Giovanni Rolla Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/58254 seg, 22 abr 2024 00:00:00 -0300 O summum bonum digital https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/65222 <p>O objetivo desse trabalho é relacionar os três princípios, ou prazeres, estéticos de um videogame, isto é, imersão, agência, transformação, com o <em>summum bonum </em>e as categorias fenomenológicas de Charles S. Peirce. O <em>summum bonum </em>pode ser entendido como uma mistura entre sentimento, ação e razão. Os sentimentos, ações e pensamentos do jogador são responsáveis pela concretização e ampliação desse horizonte estético. A imersão é um princípio estético de primeiridade. Podemos entender o ato de imergir como um prazer de primeiridade – pois o jogador, metaforicamente e literalmente, vai para outro lugar, estando sem relação com o que está fora da imersão. O princípio estético da agência é regido pela secundidade. Obtém-se prazer em forçar-se contra o mundo do jogo, controlando-o mecanicamente, agindo e reagindo. Todos os jogos possuem secundidade, mas os jogos de competição, lutas, corridas, e mesmo alguns RPGs online, possuem características marcantes de força mecânica, embate, ação e reação. O terceiro e último princípio estético é a transformação. A transformação é um processo. Jogos que permitem diferentes abordagens costumam ser jogos em que há um processo de crescimento, tanto na questão do gameplay quanto da própria narrativa do jogo. O mundo do jogo e o personagem vão se transformando em algo diferente no decorrer do tempo – há uma evolução, e essa evolução é caracterizada como um fenômeno de terceiridade. Concluiu-se que, embora todos os videogames tenham esses três princípios estéticos, cada jogo individual privilegia um ou dois desses princípios. É justamente esses princípios estéticos que direcionarão a escolha do que vai ser jogado, muito mais do que a temática ou o gênero desse jogo.</p> Levy Henrique Bittencourt Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/65222 qui, 25 abr 2024 00:00:00 -0300 A pedra angular do arco https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64371 <p>A <em>Naturphilosophie</em> e a <em>Freiheitsschrift</em> de Schelling como proveniência do princípio fundamental do sinequismo de Peirce.</p> David Dilworth Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64371 seg, 15 abr 2024 00:00:00 -0300 Revisitando o pragmatismo político e a educação https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64973 <div><span lang="IT">Ao colocar John Dewey entre John Rawls e Richard Bernstein, defendo uma leitura socialista das posições de Dewey sobre a democracia liberal que se afasta tanto das leituras conservadoras de Dewey como daqueles que afirmam que o seu liberalismo democrático na verdade pertence a uma visão de direita ou de centro, e de comunitaristas de esquerda que rejeitam tais pontos de vista como irrelevantes para as variantes socialistas e radicais da democracia liberal. De uma maneira geral, pode-se demonstrar que as diferentes opiniões de Rawls e Dewey sobre o liberalismo político poderiam ser, em última análise, reconciliadas, dadas as suas posições semelhantes sobre a democracia, o pluralismo e a pessoa humana. Pode-se ainda demonstrar que a própria reabilitação de Kant por Rawls está intimamente relacionada à sua leitura de Dewey. Além disso, como argumenta Bernstein, tal renovação da filosofia social e política de Dewey no construtivismo político e no equilíbrio reflexivo de Rawls foi decisiva para a grande guinada pragmatista observada na segunda, terceira e quarta gerações da teoria crítica, não apenas na chamada Escola de Frankfurt (especialmente Habermas, Honneth, Forst), mas também em pensadoras feministas e decoloniais como Nancy Fraser, Seyla Benhabib, Judith Butler, Rahel Jaeggi e Amy Allen. A reviravolta pragmática de Dewey na filosofia política permite, assim, uma correlação dinâmica e robusta entre a democracia radical e a educação pública, que poderia ser implementada em democracias emergentes como o Brasil.</span></div> Nythamar Oliveira Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/64973 sex, 26 abr 2024 00:00:00 -0300