) NN T T

Caso Murdoch

IMPRENSA, ABUSO

111

POD!

1]

R

A exposicao dos métodos de investigacao de jornal britdnico expbe praticas espurias adotadas por
empresas do magnata dos meios de comunicacao

Por Marina Berlowitz
e Rute Pina

Desde 2006, o tabloide britanico News
of the World, pertencente ao magnata da
comunicacao, Rupert Murdoch, é alvo de denunci-
as por espionagem da vida privada de personalida-
des publicas, como atores, jogadores de futebol,
politicos e até a familia real. Contudo, em 4 de ju-
lho, o jornal britanico The Guardian revelou que as
praticas ilegais do jornal de Murdoch tém um pas-
sado mais obscuro que esse.

Em 2002, em busca de um furo de
reportagem, o tabloide contratou um detetive para
interceptar o telefone celular de Milly Dowler, uma
menina de 13 anos que estava desaparecida. Men-
sagens de voz que eram enviadas a ela foram ouvi-
das e apagadas em seguida. A estranha movimen-
tacdo destas mensagens do aparelho da
garota atrapalhou a investigacao policial e deu a fa-
milia falsas esperancas de que Milly ainda
estivesse viva, enquanto j& havia sido assassinada. O
conhecimento deste caso causou comogao e indig-
nacao na populacao britanica para com as praticas
jornalisticas inescrupulosas do jornal News of
the World. Uma semana apés a revelacdo do The
Guardian, no dia 10 de julho, Rupert Murdoch teve
de fechar o tabloide dominical mais lido no Reino
Unido, com tiragem de trés milhdes de exemplares.

Murdoch é dono de um dos maiores impérios de
comunicacao do mundo e o fechamento de seu
jornal mostrou o carater de um jornalismo que
atropela a ética em nome de interesses comerci-
ais, publicando noticias sensacionalistas e de cu-
nho privado. Mas sera que nunca é legitimo inter-
ceptar telefones pessoais mesmo quando o caso
é de nitida importancia publica? E isso que
questiona o professor de jornalismo da universi-
dade de Columbia, Nicholas Lemman, em seu ar-
tigo intitulado “Bad Press” que foi publicado ori-
ginalmente na revista The New Yorker. Segundo
Lemman, a privacidade ndo deveria ser
indefensavel contra as intromissoes de instituicbes
poderosas.

Em contrapartida, o sociélogo e jornalista
Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comu-
nicacao e Artes da Universidade de Sao Paulo
(ECA-USP), disse que o jornalista tem que ter a
sensibilidade para perceber qual é o limite entre o
que diz respeito a sociedade e o que é estrita-
mente individual. Neste contexto, segundo o
professor, publico é aquilo que diz respeito aos
interesses da vida de grandes parcelas da
sociedade. "No caso do Murdoch, ficou claro que
os jornalistas usaram escutas telefénicas para tor-
nar publicas questdes absolutamente privadas”,
disse. Suzana Singer, ombudsman da Folha de S.
Paulo, alerta para a nao existéncia de uma regra
inflexivel para separar o publico do privado. “E
preciso analisar caso a caso. Doencas, por
exemplo, sdo normalmente assunto particulares,

ESSE TIPO DE APURACAO E

INCOMPATIVEL COM A

SERIEDADE E COM A ETICA

JORNALISTICA

(LAURINDO LEAL FILHO)

Reproducao

Rupert Murdoch: dono de um império chamado midia

mas o cancer da entdo candidata Dilma, teve que
se tornar publico”, afirmou.

A realizacdo de grampos telefénicos ¢ um
método restrito a atividade policial que s6 pode
ser adotado com autorizacdo judicial e deve ser o
ultimo recurso utilizado na obtencéo de provas.
"“Esse tipo de tipo de apuracdo é incompativel com
a seriedade e com a ética jornalistica”, afirma
Laurindo. Para ele, quando o procedimento é ile-
gal, mesmo que o assunto tenha relevancia
publica, ndo pode ser legitimado.

Nesta discussdo a respeito de informacoes
privadas, ha certa confusao em relacao a postura
dos jornalistas do tabloide News of the
World frente ao trabalho do Wikileaks, que divul-
ga documentos sigilosos. Lemman, em seu arti-
go, remete ao trabalho de Julian Assange, afir-
mando que “arrombar e entrar, roubar e fazer
grampos clandestinos é imperdoavel e jamais pode
ser diretamente realizados por organizacoes
jornalisticas; mas se outras pessoas derem a essas
organizacoes o fruto desse trabalho, entdo esta
tudo bem em publica-las”. Contudo, o jornalista
e integrante do Intervozes — Coletivo Brasil de
Comunicacao Social, Rudson Pinheiro Soares, diz
que sdo trabalhos muito diferentes e adverte:
"Assange divulgou informacoes de interesse pu-
blico a partir de documentos oficiais que, inclusi-
ve, deveriam ser publicos, em uma légica do direi-
to a informacéao se sobrepor a qualquer documen-
to confidencial de estado”.

O império Murdoch - 20th Century Fox,
20th Century Fox Television, Fox News Channel,
Fox Life, Fox Kids, New York Post, The Sun, a edi-
tora Dow Jones & Company, The Wall Street
Journal — esses sdo apenas alguns dos veiculos que
compdem o monopdlio de comunicacao do aus-

traliano Rupert Murdoch, a News Corporation (ou
News Corp.). E o terceiro maior conglomerado de
midia do mundo, atras apenas da The Walt Disney
Company e da Time Warner, e é também a tercei-
ra maior no ramo do entretenimento. Nascido em
Melbourne, Australia, Murdoch herdou de seu
pai um pequeno (mas proéspero) periédico, dirigido
por seus amigos e admiradores. Ha de ressaltar
gue nem Murdoch nem seu pai tiveram formacao
jornalistica alguma. Apds algum tempo, a posse
de licencas de televisdo na Australia deu-
lhe suficientes recursos para entrar na cena mun-
dial. Chegou ao Reino Unido na década de 60,
época em que 0s jornais britanicos estavam em
decadéncia. Murdoch adquiriu, em 1969, o News
of the World, e inventou com ele um novo mode-
lo de tabléide, mais moderno e atraente (ou me-
lhor dizendo: com noticias de cunho populista e
sensacionalista, com preferéncia por escandalos
sexuais). Sempre inflando, seu poder de influén-
cia sobre o publico comecou a chamar a atencao
de figuras de poder.

Poderio Politico — A monopolizacdo da
midia e a consequente restricado de visdo politica
da as grandes corporacdes, como a News Corp.,
um papel decisivo nas relacdes com o governo e
na influéncia (ou imposicdo) da opinidao publica.
Nos anos 20, William Randolph Hearst, inspirador
do filme Cidaddo Kane (de Orson Welles), foi, as-
sim como Rupert Murdoch um magnata da co-
municacao — somente o tempo os separa. Hearst
tinha uma rede de 28 jornais pelos Estados Uni-
dos e usava-os como ferramenta politica: dava
apoio aos democratas (ajudou na eleicdo de
Franklin Roosevelt), candidatou-se ao cargo de
prefeito da cidade de Nova York e também ao de
governador do estado de Nova York. N&o foi elei-

I}

Jornal Laboratério do Curso de Jornalismo - PUC-SP

o

Setembro 2011



| NN T T

Reproducao

*

[ DTN [T |

to por pouco. J& Murdoch, com um pano de fun-
do semelhante ao de Hearst, usou sua heranca
midiatica e usou da mesma estratégia: a de com-
prar jornais falidos e reverté-los ao sucesso, for-
mando uma rede enorme de veiculos populistas.

Era entdo evidente aos politicos que preci-
sariam de Murdoch para ser eleitos, e foi a direita
britanica que mais se aproveitou de seu poder.
Nos anos 80 e 90, suas publicacdes eram favora-
veis a Margaret Thatcher. Depois, foi Tony Blair
guem recebeu apoio do magnata para ser eleito.
Agora, Murdoch tem seus vinculos com David
Cameron, primeiro ministro atual, membro do
Partido Conservador. J& Gordon Brown, ex-primei-
ro ministro do Partido Trabalhista (Labour Party),
teve suas contas bancarias espionadas pelo News
of the World e o relatério médico de seu filho
doente divulgado.

Murdoch mantinha também, de acordo
com o jornal espanhol E/ Pais, relagdes com a
Scotland Yard, a corporacao policial britanica. Nin-

guém questionou que a policia ndo investigou a
fundo as milhares de denuincias que datavam des-
de 2006. Isso aconteceu porque muitos oficiais
estavam de fato comprados pela imprensa de
Murdoch. Uns trocando algumas pistas por recom-
pensas, e outros se convertendo em colaboradores
de seus jornais, quando deixavam o corpo polici-
al. No fim, a Scotland Yard nao era incorruptivel
como parecia.

A relacdo da midia com o poder é uma
simbiose: no caso, Murdoch precisava dos politi-
cos e os politicos precisavam de Murdoch. Ele
gueria um governo que nao impusesse restricbes
a suas emissoras de televisdo e a seus jornais.
Apesar de frequentemente envergado a direita,
Murdoch vai de acordo com o vento: apoia e de-
pois cobra reciprocidade.

Repercussao do caso no Brasil — Na Eu-
ropa, o escandalo foi o mais gritante da midia nos
ultimos tempos, sendo divulgado extensamente

GANHOS EM 2010: 22.900
Em milhes de euros

entretenimento

PRESENGA INTERNACIONAL

Paises onde se concentram os principais veiculos da News Corporation
THE#55%TIMES

ESTADOS UNIDOS
Fox
Harper Collins
New York Post
The Wall Street Journal

THE WALL STREET JOURNAL. sH
20, [ NATIONAL m @ MHamer
L STARYAC | |88 13 FOX sky @
5.330 4,920 4.250 2.950 2.650 1.070 890 830
Cinemae Canais de TV a cabo Publicacges e Televisdo Programacdo Outros Ed. Serv.

agencias de noticia

BHarperCollins/x
CANADA REINO UNIDO ALEMANHA  RUSSIA CHINA
Harper Collins The Times ITAUA publicidade Nationnal Geographic Channel
News of the World Sky Hulu
: TheSun 4 Fox
Sky
/
b
THE AUSTRALIAN
Herald Sun
AUSTRALIA
1843-2011 146 publicacdes
ultime exemplar (10-7-2011} INDIA
20, Harper Collins
FOX K STARYE
Fvews FORK S TS S HarperCollins Pichlish
‘THE WAL STREET JOCRNAL

viasatélite  Servicos de  comer
livros ciais

0,

T (20
Mgt 153

hulu LI585 S m

NOVA ZELANDIA

Harper Collins
BHarperCollinsPublish

Fuente: News Corporation. ELPAIS /REUTERS

A influéncia dos veiculos da News Corp. chega a todos os continentes

Criando escolas

No dia 24 de agosto, a revista Veja também abriu mao da ética jornalistica em nome da exclusividade. O
jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro tentou invadir o quarto de hotel onde o ex-ministro José Dirceu estava
hospedado em Brasilia. Registrado na suite ao lado do ex-ministro, o jornalista tomou a liberdade de pedir a
camareira que abrisse o quarto de Dirceu, alegando que estava hospedado ali e havia perdido as chaves. A
camareira resistiu ao pedido e informou o ocorrido a direcdo do hotel. Essas informacoes foram fornecidas
pelo préprio José Dirceu em seu blog, onde também postou o boletim de ocorréncia em que o reporter é
acusado de tentativa de invasao. Segundo ele, o boletim foi registrado pelo préprio hotel.

“QOs procedimentos da Veja se assemelham ao escandalo recentemente denunciado na Inglaterra”, com-
para Dirceu em seu blog. Esperava-se que o caso Murdoch tivesse um saldo positivo, fazendo com que a midia
repensasse suas acoes e sua ética, mas acabou tendo efeito contrario. “Ao invés de ajudar na melhoria da
qualidade da imprensa, me parece que o caso Murdoch acabou fazendo escolas. Veja seguiu direitinho o caso
Murdoch, e piorado — a tentativa de invasao foi fisica, entdo é um crime ainda mais grave”, explica Laurindo

Leal Filho, professor da ECA-USP.

Sobre o caso, Veja ainda ndo se manifestou. Contudo, a revista ndo deixou de publicar a matéria, que
rendeu capa a edicdo 2232 do dia 31 de agosto, 5 dias ap6s a dentincia de Dirceu. O ex-ministro é acusado
pela publicacdo de manter um gabinete no hotel de Brasilia, onde se encontra com outros politicos em reuni-
6es fora do horario de expediente, como se fosse uma reparticao publica. Na reportagem, é dito que o reporter

|u

esteve no hote
sempre na sombra”.

investigando” e “tentando mostrar a verdade sobre as atividades de um personagem que age

por jornais importantes como The Guardian, The
Independent e El Pais, baseando-se em andlises
profundas. J& o leitor brasileiro teve dificuldade
em entender o caso devido a superficialidade e a
factualidade com que foi tratado. Por que, entéo,
o caso foi tdo mal divulgado no Brasil? Ora, a 16-
gica que rege o império Murdoch é a mesma se-
guida pela midia hegeménica brasileira: a
de grande concentracdo dos meios, de traba-
lhar com apenas parte da informacéo e de ter uma
posicao muito clara a favor dos setores dominan-
tes da sociedade. "Este caso também pde em che-
gue o modelo adotado no Brasil, no qual a desr-
regulamentacédo e o poder politico da midia per-
mitem que empresas de comunicacao facam coi-
sas muito parecidas com as escutas, como fez
a Veja" (vide box), afirma Rudson. Além disso,
Murdoch tem, de acordo com a anélise do profes-
sor Laurindo Leal, interesses nos préprios meios
de comunicacao brasileiros. ”Ele detém participa-
¢cao em operadoras de televisdo por assinatura.
Ha interesses muito préximos entre os meios de
comunicagao no Brasil e a News Corp.”, relatou.

Para evitar esse tipo de unilateralidade da
midia, é preciso haver pluralidade para que o pu-
blico possa formar opinides a partir de veiculos de
diferentes tendéncias. Surge ai a discussao da re-
gulamentacdo da imprensa. Sob a maxima
da liberdade de expressao, sao muitos aqueles que
véem esse tipo de regulagdo como censura e cer-
ceamento do direito de se expressar. Suzana Singer
acha dificil que haja um érgao regular de midia.
" Acho mais proveitoso um modelo como o Conar,
em gue a publicidade controla a si mesma”. Por
sua vez, Rudson Pinheiro acredita que deveria ha-
ver regulacdo a partir de um 6rgao da sociedade,
nado estatal e ndo auto-regulador. “Isso nao é cen-
sura. Censura quem faz é o oligopdlio dizendo
quem nao deve ser ouvido”. J& o professor
Laurindo defende a existéncia de um érgéo regu-
lador tanto para o radio e a televisdo quanto para
a midia impressa: “Deve haver um érgao especifi-
co para o radio e a televisao, porque eles alteram
concessdes publicas, e ocupam um espaco infini-
to, que é o espectro eletromagnético. Tém que
ser controlados pelo publico porque ocupam um
espaco publico. Agora, com relacdo a midia im-
pressa, nds temos que ter uma legislacdo que evi-
te primeiro a propriedade cruzada, que permita
uma diversidade maior de meios de comunicacao
no Brasil.”

O Brasil, neste aspecto, esta atrasado em
relacdo a outros paises democraticos como a Ar-
gentina. E um dos Unicos paises grandes que per-
mite a propriedade cruzada: um mesmo grupo pode
ter jornal, radio, televisao, operadora de TV a cabo,
site de noticias, editoras de livros, editoras de revis-
ta, entre outros tipos de midia. “Murdoch, por
exemplo, controla o mercado de comunicagdes em
lingua inglesa de uma forma que qualquer um que
questione perdera alguma condicdo de competi-
cdo. A Fox News, sua TV, veicula filmes que seus
estudios produzem e seus veiculos citam uns aos
outros como se fossem fontes, em um controle em
cadeia”, contou Rudson. No caso brasileiro, cerca
de nove familias detinham, na Ultima década, o
controle da toda a grande midia do pais: Abravanel
(SBT), Bloch (Manchete), Civita (Editora Abril), Frias
(Folha de S.Paulo), Levy (Gazeta Mercantil), Mari-
nho (Organizacdes Globo), Mesquita (O Estado de
S. Paulo), Nascimento Brito (Jornal do Brasil) e Saad
(Rede Bandeirantes). Essa concentracao brutal faz
com que nao haja concorrentes e que sé uma ver-
dade seja exposta ao grande publico abusos como
o do caso do jornal News of the World sejam co-
metidos sem precedentes.

Jornal Laboratério do Curso de Jornalismo - PUC-SP

Setembro 2011



