) NN T T

Liberdade de que?

JORNALOES CENSURAM CRITICAS

Por Guilherme Zocchio,
Luiza Monteiro
e Victor de Andrade Lopes

I\/l uito tem se falado sobre a liberdade
de imprensa no pais. Alguns veiculos mais enérgi-
cos chegam até a dizer que hoje ela esta
ameacada. O Estado de S. Paulo alega estar sob
censura desde meados de 2009, quando foi judi-
cialmente proibido de publicar noticias referentes
a familia Sarney. A Folha de S. Paulo, por sua vez,
exaltou, em editorial de 26 de setembro, que a
liberdade de imprensa é fundamental ao regime
democratico brasileiro. E a revista Veja na capa da
edicao 2184 afirma que o governo Lula odeia a
imprensa livre. Em contrapartida a tudo isso, dois
casos recentes colocam em cheque essas posicoes,
em especial as do Estaddo e da Folha.

De um lado, o artigo da psicanalista Maria
Rita Kehl publicado no dia do primeiro turno das
eleicoes (3 de outubro) foi de encontro a linha edi-
torial do Estado. Embora, num primeiro momento,
admitisse que o jornal teve uma atitude digna ao
declarar apoio ao presidenciavel José Serra (PSDB),
a articulista disparava duras criticas ao que seria a
opinido de parcela consideravel do eleitorado com
maior poder aquisitivo. “Os votos dos pobres a fa-
vor da continuidade das politicas sociais implanta-
das durante oito anos de governo Lula ndo valem
tanto quanto os Nossos”, ironizava. A polémica que
decorre justamente do que seria a opiniao de uma
parte dos leitores do jornal suscitou na retirada da
psicanalista do quadro de colunistas.

Do outro, o site “Falha de S. Paulo”, que
parodiava a Folha, foi processado pelo jornal
paulista. Criado por dois irmaos, Lino Bocchini e
Mario Bocchini, respectivamente jornalista e
designer, o site tinha como propdsito satirizar a
credibilidade que o jornal supostamente detém.
Na ordem judicial empregada contra o “Falha”
constava que havia um aproveitamento indevido
do nome da marca, o qual poderia, de acordo com
0 que se alegava, levar o “consumidor mais
desavisado” a crer que o contetdo do site seria 0
mesmo contetdo do jornal. Em ambos os casos,
contudo, os dois veiculos — Folha e Estadao — caem
em contradicdo, na medida em que se colocam
como defensores da liberdade de imprensa e de
expressdo, mas de certa forma omitem ou até
mesmo censuram opinides divergentes das suas
linhas editoriais.

O Estadao e as censuras — Apesar de ape-
nas a revista Carta Capital ter informado a respei-
to da suposta demissao, e da possivel tentativa de
censura do jornal, a repercussao deu-se majorita-
riamente na internet. O tamanho do episédio foi
tal que o nome da ex-articulista figurou durante
pelo menos trés dias nos topicos mais comenta-
dos do Twitter (Trending Topics). A noticia come-
cou a circular devido a um tuite do jornalista Xico

Demissao de Maria Rita Kehl do Estadao e processo movido pela
Folha contra parddia colocam diferenca entre liberdade de
imprensa, de empresa e de expressao

FALHA DE $.PAULO

Derrubo ministras e coragbes

CRIE SUA MANCHETE!
FOLHA DE SPAULD

== e

# DILMAFACTS

“Falha de S. Paulo” satirizando
matériada Folha de S. Paulo

FALHA DE S.PAULO

CLARD GUE EU SAT)
TERBAO MALS O QUE FATER B

Uma resposta a BOMBA! Foto comprova; Adcio saiu mesmo do
PSDB I!

Deixe uma resposta

Os irmaos Bocchini ironizando a
suposta saida de Aécio Neves
do PSDB

S&, da Folha, no qual ele declarava que, primeira-
mente, o Estado havia pedido que ela ndo escre-
vesse mais sobre politica. “O Estaddo nao demitiu
Maria Rita Kehl mas exige g ela nao escreva mais
sobre politica. S6 psicanalise” (sic), afirma, fechan-
do a nota: “Quem explica, dr Freud?".

Por sua vez, Kehl, em entrevista ao “Terra
Magazine”, acusa o jornal de té-la demitido por
um “delito” de opinido que teria gerado reper-

Reproducao

Reproducao

cussao inaceitavel para o diario. “Como é que um
jornal que anuncia estar sob censura, pode demi-
tir alguém sé porgue a opinido da pessoa é dife-
rente da sua?” desabafa. O diretor de conteudo
do Grupo O Estado de S.Paulo, Ricardo Gandour,
rebateu as criticas em entrevista ao mesmo site e
garantiu que nao a teria censurado. “Nao houve
censura, a coluna saiu integralmente, sem mexer
em uma virgula.”, disse ele. Segundo Gandour,
os articulistas do jornal cumprem um ciclo, e é
normal que haja uma troca periodica de colunistas.

O periddico paulista, no entanto, alega es-
tar sob censura ha 439 dias. O desembargador
Décio Vieira, do Tribunal de Justica do Distrito Fe-
deral e Territorios (TJDFT), determinou que OESP
e o portal “Estaddo” estdo proibidos de publicar
reportagens sobre a Operacado Faktor, mais conhe-
cida como Boi Barrica. O recurso judicial foi apre-
sentado pelo empreséario Fernando Sarney, filho
do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Pai e filho enfrentam graves acusacoes: O pai é
suspeito de nepotismo e corrupcao. Ja o filho, foi
indiciado pela Policia Federal por lavagem de di-
nheiro, trafico de influéncia, formacéo de quadri-
lha e falsidade ideoldgica. Apesar dos recursos
movidos pelo diario, a suposta censura perdura
até hoje, mesmo depois do proprio filho de Sarney
ter apresentado desisténcia da acdo contra OESP.
O jornal recusou o pedido de desisténcia, requisi-
tando que a demanda fosse até o fim, chegando
ao julgamento de mérito.

Em carta a ANJ, a Associacdo Nacional de
Jornais, Fernando afirmou: “Orientado por meus
advogados, recorri a Justica em defesa dos meus
direitos pessoais, quais sejam, minha privacidade,
minha imagem e minha honra, que estavam sendo
flagrantemente violados pelo jornal O Estado de S.
Paulo, ao divulgar didlogos protegidos por sigilo
processual - o que constitui crime”, a que o jornal
contesta alegando que cabe a Justica, e ndo a midia,
zelar pela manutencao do sigilo, ou seja, se algum
crime foi cometido, o culpado é um servidor publi-
Co, e ndo o jornal. Essa contradicdo, no que diz
respeito a outro grande da imprensa paulista ser
praticante da censura, é contudo outra.

A Falha da Folha - “Julgamos que a su-
posta credibilidade de que a Folha ainda goza é
um bom alvo. Ainda ha muita gente que acha que
a Folha é um jornal ‘de esquerda’, ‘moderno’, ‘im-
parcial’. E eu e meu irmao, definitivamente, ndo
acreditamos nisso”. Foi por tdo somente essa des-
crenca, declarou Lino Bocchini ao Contraponto,
gue ele e seu irmao, Mario Bocchini, decidiram
entdo parodiar o jornal de maior tiragem do pafs.
Usando desde a ironia fina contra algumas posi-
¢bes do periédico e indo até mesmo a satira mais

Jornal Laboratério do Curso de Jornalismo - PUC-SP

o

Agosto 2010



| NN T T

*

[ DTN [T |

escrachada a equipe de redacao, o blog pondera-
va, por meio do humor, muitas das qualidades que
a FSPenuncia ao se colocar como “jornal do futu-
ro”, “jornal a servico do pais”, ou mesmo como
afirma em editorias que “esta Folha procura man-
ter uma orientacdo de independéncia, pluralidade
e apartidarismo editoriais”.

A abrangéncia do que era publicado pelos
irmaos foi tanta que obrigou o jornal paulista a
entrar com um processo judicial contra “A Falha
de S. Paulo”, no qual se exigia a retirada imediata
do blog do ar. No caso contrério, 0s responsaveis
teriam que arcar com uma multa diaria de
R$100000. Lino Bocchini diz ndo ter muita certe-
za do que levou a Folha a processa-los, ele e o
irmdo, mas acredita que por tocar em pontos
cruciais a respeito da qualidade do jornal o blog
causou tanto incomodo. “Ele acertava em cheio a
credibilidade do jornal. Todo o dinheiro que a Fo-
lha ganha, todas as assinaturas que mantém, todo
poder politico que acumula, tudo isso é fruto de
sua credibilidade. E essa tal credibilidade da Folha
para nés nada mais ¢ do que um produto de
marketing. E combatiamos essa questao com hu-
mor, provocando, fazendo pardédia”, conta.

Para que, no entanto, a acao processual ti-
vesse legitimidade, a FSP, para nao assumir posi-
cao explicita que insinuasse censura, usou de um
mecanismo legal em que acusava os mantenedores
da "Falha” de uso indevido da marca ou deriva-
cao desta. Entre as 88 paginas, nos 41 megabytes
do PDF, do processo 583.00.2010.184534-2/
000000-000, da 29 Vara Civel, do Forum Central
Jodo Mendes, remetido pela empresa Folha da
Manhéa S/A a Mério Bocchini (a quem pertencia o
dominio falhadesaopaulo.com.br), expedido em
carater de urgéncia, consta que pelo fato do
logotipo e 0 nome de ambas as publicacoes ser
parecido poderia levar o “consumidor mais
desavisado a crer que o conteldo do referido site
é publicado pela autora”. No blog sucessor do
“Falha”, o “Desculpe a nossa fAlha" [vide box],
onde é possivel baixar o documento na integra,
os autores chegam a classificar alguns trechos do
processo como “Sem comentarios!!!”.

Por outro lado, de acordo com o advogado
Pedro Marcos Barbosa, professor de Direito da
PUC-RJ e pesquisador em propriedade intelectu-
al, o processo é questionavel e inclusive equivoca-
do. “O embasamento da decisao judicial que reti-
rou do ar esse site é absolutamente equivocado,
porque a marca é um tipo de propriedade que
tem uma aplicacdo contextual”, afirma. Ele expli-
ca que, por se encaixarem em contextos diferen-
tes, podem existir marcas de mesmo nome, mas
com aplicagbes diferentes. “Porque a marca é uma
propriedade contextual, e fora do contexto do jor-
nal, de folha de imprensa vendida, qualquer um
pode fazer referéncia critica ou elogiosa a Folha
de S. Paulo”, completa.

Avaliando a atitude da FSP, Lino Bocchini
diz que, por mais que ainda houvesse uma seme-
lhanca entre o logotipo e a marca do jornal, por
serem tanto o blog quanto o periédico veiculos
de comunicacao, a acdo nao passou de “desculpa
que eles encontraram para tirar o nosso site do
ar”. O jornalista continua, lembrando que, em caso
parecido, o cartunista Ziraldo, quando lancou a
revista Bundas — parodia da revista Caras —, nunca
foi processado ou alvo de acao do tipo, mesmo
gue, neste caso, o produto de sua paréddia fosse,
além disso, comercializado em bancas de jornal. E
Barbosa critica, disparando que a imprensa paulista
usa de argumentos para defender a liberdade de
expressao quando convém, e que “quando a cri-
tica é contra eles, entdo nao vamos ter liberdade
de expressdo”.

Com os casos, sobram diferencas entre o
gue é a liberdade de imprensa defendida pelos
jornaldes e a liberdade de expressao: no caso de
uma colunista que elogia o veiculo ao qual escre-
ve, mas de que se coloca em posicdes incOmodas;
e no caso de uma parddia, recurso recentemente
legitimado pelo Supremo Tribunal Federal, a qual
vai de encontro aos interesses do jornal mais lido
do pais. Bocchini conclui, dizendo que “se fosse

FALHA DE S.PAULO

[cnr st saancaneTe: |

| FOLHA DE SPAULO

Folha bate novo recorde mundial!

| -
#DILMAFACTS |

l—;’la;liélto manda TV estatal
filmar comicios de Dilma

e
Dilma diz que nio sabia
de esquema na Casa Civil

[#edo 04 pra ter |
Filho de Erenice ‘nomeou’ a
Novas acusag¢oes derrubam
ex-braco direito de Dilma .~ .
Filho de Erenice pediu 5% por
crédito do BNDES, diz empresa

Caso Erenice poe o governona
ofensiva e partidos batem boca
Lula mantém Erenice no

Cargo e exonera assessor

TRABALHA NA
FOLHA ?

CLIQUE AQUI

VALE O SLER

Y -
Dilma se distancia de Erenice
e chama Serra de caluniador

Filho de brago direito de
Dilma atua como lobista

“Falha” anunciando o recorde de
acusacoes da Folha a candidata
Dilma Rousseff

“Falha” criticando a falta de
posicionamento da Folha de S. Paulo

Reproducao

apenas essa questdo de uso indevido da marca,
eles ndo teriam pedido (e conseguido) também
uma liminar contra o Registro.br, érgdo brasileiro
gue emite e gerencia todos os dominios termina-
dos em .br. Na hora em que eles pedem pra cas-
sar nosso endereco direto na fonte, o argumento
de que era s6 'uso indevido de marca’ cai por ter-
ra. Ndo da pra dourar a pilula: foi sim censura”.

Reprodugao

FALHA DE S.PAULO

w pannan & sravice ve pnafan

CRIE $UA MANCIIETE!

FOLHADESPAILD |

Gringos de esquerdas sio mais limpinhos

-

Urma resposta a Gringos de esquerdas sio mais limpinhos

Ironia de Mario e Lino Bocchini no
“Falha de S. Paulo”

FALHA DE S.PAULO

[(Cne A seawciteTs |
| FOLHA DE SPAULD

| E= pitmn erion s
| e % - for s

Reproducao

#Folhasaldoarmariol + pra rico, horirio de pico & 11h da manhi

| 4
#DILMAFACTS

a

1 LAMIA OUALALOU »
s correspondente do jornal francés

E “Le Figare® o

Peso da femprensa: “TFermebel A pastibarts A

Pacote de banedades: “Hi

Entroncamento

lisou o metrd ontem e
o transporte piblico

B percoreri ho-
063 Clinicas e Thotd em hord

Falhamos: “Desculpe a nossa falha”

O blog "Falha de S. Paulo”, criado em 10 de setembro pelos irmaos Bocchini, tinha como principal objetivo
satirizar e ironizar a Folha de S. Paulo. Parodiando capas e manchetes, buscava colocar em cheque a credibi-
lidade do jornal paulista. Em post de 9 de outubro, por exemplo, intitulado “Datafalha, cada um vé o que
quer”, dados de pesquisa recente do Datafolha que anunciavam Dilma com 48% e Serra com 41% das
intencdes de voto eram analisados de acordo com o grau de importancia que alguns dos principais portais de
noticias da internet Ihes atribuiam. Na pagina do UOL, a principal foto era de uma porcéo de coxinhas; no G1,
o titulo principal referia aos dados da pesquisa; o IG dava como principal chamada a conquista de Vettel no GP
do Japao; o Terra nao mencionava nada relacionado aos resultados; e, por fim, o Estaddo e a Folha davam
como principais chamadas as estatisticas do instituto, de modo a insinuar que o Datafolha talvez ndo seja tao

prestigiado quanto se coloca.

Apbs a liminar que tirou o blog da rede, Mério e Lino Bocchini criaram o “Desculpe a nossa falha” para
substituir o endereco censurado e manter uma forma de comunicacado com antigos leitores e simpatizantes.
Dessa vez com o objetivo de esclarecer tudo sobre a censura ao “Falha”, preocuparam-se também em prestar
solidariedade a psicanalista Maria Rita Kehl, ex-articulista do Estado de S. Paulo. Na pagina publicaram a
liminar da Folha sobre o site, a matéria da revista Carta Capital sobre tais casos de censura e no post mais
recente o “flyer da censura”, espécie de souvenir dos tempos em que os internautas podiam acessar o “Falha
de S. Paulo” de forma livre. Aos interessados, o endereco: http://desculpeanossafalha.com.br/

(@quizocchio) .

Jornal Laboratério do Curso de Jornalismo - PUC-SP

Agosto 2010



