
43CONTRAPONTOJornal Laboratório do Curso de Jornalismo - PUC-SP Dezembro 2010

Por Rodrigo Borges Delfim

■ Site expõe as vísceras da diplomacia global e questiona existência
da liberdade de expressão

O portal WikiLeaks vem colocando a política internacional em polvorosa, ao
divulgar cerca de 250 mil documentos secretos emitidos por representa-
ções diplomáticas dos EUA de todo o mundo. O vazamento expõe as vísceras
da política internacional e questiona a existência de liberdade de expressão.

O WikiLeaks foi lançado em 2006 e desde o ano seguinte divulga informações
que considera importantes para o público – e de conteúdo bombástico.
Entre as principais, estão abusos e denúncias de torturas cometidos por
militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão. É coordenado pelo jornalista
e ciberativista australiano Julian Assange e conta com uma extensa rede de
colaboradores pelo mundo, que fornecem os dados que são pouco a pou-
co revelados pelo site.

■ Governo estudar criar órgão para regular conteúdo de rádio e TV

A questão de liberdade de imprensa x cerceamento deve ganhar novos capítulos.
O novo motivo é um projeto do governo federal prevê a criação da Agência
Nacional de Comunicação (ANC), que regularia o setor de telecomunicação e
radiodifusão do país. O novo órgão também assumiria as atribuições atual-
mente exercidas pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e teria o poder de
aplicar multas em caso de programação considerada abusiva ou imprópria para
determinado horário, e proibiria a concessão de emissoras de rádio e TV a
políticos em mandato.

A proposta é temida pelos grandes meios de comunicação, que veem nela uma
forma de o governo federal cercear a liberdade de imprensa. O governo alega
que a nova agência não vai impor censura aos conteúdos, já que a análise deles
ocorrerá após a veiculação.

ANTENA
Desde que começou a publicar os documentos, o WikiLeaks e seu criador estão

enfrentando uma pressão crescente, tanto de governos quanto de empresas.
A Amazon Web Server, por exemplo, baniu o site de seus servidores – a pedido
do senador republicano estadunidense Joe Lieberman. O parlamentar, aliás, diz
que os jornais que publicaram documentos divulgados pelo WikiLeak podem
ser investigados sob acusação de violar as leis de espionagem dos EUA.

Para o governo estadunidense, “vidas de diplomatas são colocadas em risco”
com a divulgação dos documentos. Outro a criticar o WikiLeaks foi o Reino
Unido, por meio do porta-voz da residência oficial do premiê David Cameron.
“Os vazamentos e sua publicação são prejudiciais para a segurança nacio-
nal nos EUA, no Reino Unido e em outros lugares. É vital que os governos
possam operar com base na confidencialidade da informação”, destacou.

A mídia se divide entre o aplauso e a condenação ao vazamento promovido pelo
site. Mas parte dos veículos e comentaristas veem no WikiLeaks uma amostra
de jornalismo e de transparência. Prova disso são os dois prêmios que o por-
tal já recebeu desde a sua criação, o New Media Award, da revista The
Economist (2008), e New Media Award, da ONG Anistia Internacional (2009).

Alguns servidores que hospedavam o WikiLeaks, como o estadunidense Amazon,
tiraram o site do ar. Para Assange, colocar o WikiLeaks lá foi de “propósi-
to”, para mostrar que a liberdade de expressão, tão apregoada nos EUA, é
uma piada. No entanto, redes de simpatizantes do site fazem campanha
em prol do portal. Sites espelho são criados com o conteúdo do site original
e provedores de outros países se prontificaram a abrigar o WikiLeaks – até
o fechamento desta edição, o conteúdo estava hospedado em um servidor
suíço e disponível no seguinte endereço: http://wikileaks.ch/

O teor dos documentos revelados no último dia 28 de novembro podem não
chegar a representar uma surpresa – apesar de sigilosos, não chegam a ser
considerados “top secret”, que tratam de segredos de Estado. Mas os da-
dos divulgados pelo WikiLeaks ratificam impressões já existentes quanto à
atual única superpotência global. Em especial, a pobre visão que detêm da
conjuntura internacional, demonstrada pelos comentários preconceituosos
– às vezes até infames – de personagens conhecidos no cenário internacio-
nal. Entre eles, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, considerado “ma-
luco”; o premiê russo Vladimir Putin e o presidente Dmitri Medveedev cha-
mados de “Batman” e “Robin”, respectivamente; e questionamentos so-
bre a saúde mental da presidente argentina, Cristina Kirchner.

■ Para especialista, cobertura dos conflitos no Rio foi “tudo menos
jornalismo”

A ação que resultou na tomada do complexo da favelas do Alemão e da Vila Cru-
zeiro (zona norte do Rio) no último dia 28 de novembro foi destaque na im-
prensa nacional e internacional. Mas a cobertura dos veículos brasileiros sobre
o confronto, na grande maioria dos casos, assume um discurso triunfalista,
como se a “conquista” do Alemão” significasse o “começo do fim do crime no
Rio de Janeiro”.

Mas, onde estão os traficantes que fugiram durante a ação? Onde estão os mortos
nos confrontos? Eram todos criminosos ou inocentes? Que medidas serão efe-
tivamente tomadas nas comunidades ocupadas? O enfoque triunfalista preju-
dica a busca por fatos que destoem da versão oficial e deixa estas e outras
perguntas sem resposta.

Em artigo publicado no portal “Observatório da Imprensa”, a professora e pesqui-
sadora Sylvia Moretzsohn, da Universidade Federal Fluminense (UFF), argumenta
que a cobertura da ocupação militar no Alemão “é tudo menos jornalismo”,
entre outros motivos, por “vestir a camisa ao aderir desavergonhadamente à
versão oficial”. Prova do que fala a especialista é a análise feita pelo jornal
estadunidense The New York Times, que chegou a afirmar que a mídia nacional
conseguiu “cativar” os brasileiros para a cobertura do confronto como em
nenhum outro evento desde a Copa do Mundo da África do Sul.

O artigo completo de Sylvia pode ser acessado por meio do seguinte endereço:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=618JDB004

W
ik

iM
ed

ia
 C

om
m

on
s

Julian Assange, coordenador do site WikiLeaks

Para especialista, mídia “vestiu a camisa” da versão
oficial na ocupação do Alemão

A
gê

nc
ia

 B
ra

si
l


