Conferência: Conhecimento, apropriação e colonização: uma história da mandioca em perspectiva atlântica, séculos XVI ao XIX

O NEHSC recebe, no dia 29 de junho de 2017, quinta feira, às 14 horas, no Auditório 100 do Prédio Novo da PUC-SP, o Professor Dr. Jaime Rodrigues.

A conferência, Conhecimento, apropriação e colonização: uma história da mandioca em perspectiva atlântica, séculos XVI ao XIX, fará um inventário de referências à mandioca a partir da crônica colonial, da literatura de viagem e da correspondência administrativa, buscando analisar as formas do conhecimento indígena envolvidas no plantio da mandioca e na produção da farinha. Mediante a apropriação desses saberes e constatada a durabilidade do produto, estuda a importância transatlântica da planta e da farinha de mandioca para o sustento de africanos, escravos em trânsito pelo Atlântico, marinheiros em circulação pelo mundo a partir da era das navegações europeias e mesmo para o suprimento de demandas do Reino de Portugal. A intenção é ultrapassar fronteiras políticas, culturais e linguísticas, demonstrando como o saber dos indígenas foi parte fundante da história atlântica, mesmo que a circulação geográfica desses homens e mulheres pelos mares fosse restrita.


O evento gerará certificado de participação.