Além mar: entre o lar e o balcão. Portugueses em São Paulo

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos

Palavras-chave:

Cotidiano, Trabalho, Cultura, Portugueses, Antilusitanismo

Resumo

Esta investigação pretende-se uma contribuição para o estudo da presença portuguesa na cidade de São Paulo, no período entre 1890 e 1950. A análise procurará recuperar a teia de relações cotidianas dos imigrantes portugueses e suas dimensões de experiência no mundo do trabalho, recobrando as atividades e comércio na diversidade e na dinâmica das ocupações que absorviam homens e mulheres, observando a trama das relações e tensões que se estabeleciam entre o público e o privado, nacionais e estrangeiros, patrões e empregados. Pretende-se um foco privilegiado nos meninos e jovens que imigravam para São Paulo ocupando-se no comércio – os caixeirinhos, buscando discutir as questões relativas à infância e imigração.

Biografia do Autor

Maria Izilda Santos de Matos

Maria Izilda Santos de Matos é Professora da PUC-SP. Entre suas obras destacam-se: Trama e poder. RJ, 7 Letras, 5. ed., 2002; Cotidiano e cultura. Bauru, EDUSC, 2002; A cidade, a noite e o cronista, EDUSC, 2008 e Deslocamentos e migrações: os portugueses, EDUSC, 2008.

Downloads

Como Citar

Matos, M. I. S. de. (2012). Além mar: entre o lar e o balcão. Portugueses em São Paulo. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9517