A construção da identidade no Brasil Meridional: italianos na capital do Rio Grande do Sul

Autores

  • Núncia Santoro de Constantino

Palavras-chave:

Imigração urbana, Imigração italiana, Brasil Meridional, Identidade Étnica

Resumo

Emprega-se o modelo desenvolvido por Conzen et. al. desde a década de 1980, nos Estados Unidos, para analisar a formação de identidades étnicas. Sabendo-se que o estudo da imigração italiana urbana no extremo sul do Brasil é ainda negligenciado pela historiografia, toma-se em consideração o caso da cidade de Porto Alegre, através da reconstrução da história da coletividade italiana, colocando em evidência a maneira como alguns traços da cultura italiana, transplantados, auxiliaram na integração ao país onde os imigrantes passaram a viver. Se no século XIX entrelaçaram-se os símbolos nacionais italianos aos regionais, ou mesmo aos locais, para a construção desta italianidade, nas últimas décadas tais símbolos foram revitalizados, servindo como sinais diacríticos aos ítalo-brasileiros que retornam à pátria dos seus ancestrais.

Biografia do Autor

Núncia Santoro de Constantino

Núncia Santoro de Constantino é doutora em História pela USP e realizou programa de pós-doutorado junto à Università degli Studi di Torino, na Itália. Desempenha atividades docentes no Programa de Pós-Graduação em História da PUC-RS, orientando mestrandos e doutorandos em torno da temática da imigração e urbanização. É bolsista CNPq de Produtividade em pesquisa.

Downloads

Como Citar

Constantino, N. S. de. (2012). A construção da identidade no Brasil Meridional: italianos na capital do Rio Grande do Sul. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9519