When reflections create their places:

a case study on three urban interventions.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e69028

Abstract

Urban interventions can function as critical reflections on the uses and perceptions of public spaces. Based on this consideration, we intend to explore three projects by Brazilian artists: “Cantos” by Eliane Prolik; “Detetor de Ausências”, by Rubens Mano; and “Outros setores para Brasília”, from Grupo Poro. The objective is to conduct a critical and poetic analysis of these works based on historical sources, identifying contacts with studies in the anthropology of public space, especially the concepts of place, from Michel de Certeau (2014) and non-place from Marc Augé (2001). Considering that each artistic project related with aspects of the histories of the urban development on their respective cities, we sought to create parallels between the achievements of these artists and readings based on concepts about global trends in urban transformations in recent decades.

Author Biographies

Renan Battisti Archer, Universidade Federal do Paraná

Mestre em História (Arte, Memória e Narrativa) e Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná, atuou como arte-educador pelo Programa Gente Arteira (Caixa Cultural) e instrutor de cursos de arte no Museu Casa Alfredo Andersen. É curador independente, tendo realizado exposições em instituições como Museu da Gravura de Curitiba, Museu Municipal de Arte de Curitiba e SESC Paço da Liberdade. Participou de programas de iniciação científica (PIBIC) e iniciação à docência (PID), com foco no campo da história e crítica da arte. Atualmente, pesquisa sobre as relações entre arte contemporânea e o espaço urbano, a partir de perspectivas da história e teoria das artes visuais.

Tânia Bittencourt Bloomfield, Universidade Federal do Paraná

Doutora, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, em 2012. Mestre em Geografia pela UFPR, em 2007. Pós-graduada no curso de Especialização em História da Arte do séc. XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, em 2000. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, em 1995. Licenciada em História pela Universidade de Brasília - Unb, em 1987. Professora do departamento de Artes da UFPR, desde 1998. Artista visual, com diversas exposições artísticas realizadas, no Brasil e no exterior. Membra da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Pesquisadora com interesse voltado às interfaces entre os campos da Geografia e Artes Visuais, especialmente no que se refere às práticas artísticas no urbano e às linguagens artísticas contemporâneas.

References

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Cultura e transformação urbana. In: PALLAMIN, Vera M. Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002, pp. 59-70.

AUGÉ, Augé. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus Editora, 2001.

BANDEIRA, Denise; GUIMARÃES, Rossana; MIRANDA, Laura; PROLIK, Eliane; ZUGMAN, David. Escultura ou trambolho? Uma proposta de debate. Estado do Paraná, Curitiba, 2 ago. 1992. Caderno Almanaque, pp. 2.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

COSTA, Lucio. Brasília Revisitada. In: DISTRITO FEDERAL (Estado). Decreto nº 10.829, de 14 de Outubro de 1987. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, 1987, pp. 3-39. Disponível em: https://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/2-decreto-10_829-1987.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.

DETETOR de ausências. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra25865/detetor-de-ausencias-instalacao-sao-paulo-sp>. Acesso em: 4 nov. 2024).

EL-DAHDAH, Farès. Lucio Costa e a preservação de Brasília. Minha Cidade, São Paulo, ano 09, n. 107, 2009.

FERRAZ, Tatiana Sampaio. Sobre atravessamentos: arte, cidade e a produção do espaço a partir da obra de Rubens Mano. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

FREITAS, Sicilia. C. Arte, cidade e espaço público: perspectivas estéticas e sociais. I Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado em Salvador, Bahia, em 14 e 15 de abril de 2005.

GARCÍA, Fernanda Ester Sánchez. Reorganização do espaço metropolitano e marketing territorial: o caso da Grande Curitiba. In 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Recife, Pernambuco, maio de 1997.

GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.

OUTROS Setores para Brasília (Encontro). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.

OUTROS Setores para Brasília (Imaginação). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.

OUTROS Setores para Brasília (Imaginação). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 167-187, 2008.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Tradução de Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. 4ª edição. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

LESSIO, Danielle Alves. Percursos interrompidos: um olhar sensível para a apropriação do Anhangabaú por meio da arte. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

NOBRE, Ana Luiza. Vale do Anhangabaú, SP. Nova feição do Centro, Revista AU Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, n.32, 1992.

OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

PALLAMIN, Vera Maria. Arte Urbana São Paulo: Região Central (1945-1998) - obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: FAPESP, 2000.

PALLAMIN, Vera. Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac/Marca D’Água, 1996.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urbanas: arte/cidade. São Paulo: Senac, 2002.

PROLIK, Eliane. Corpo escultórico. 1998. Monografia (Curso de Especialização em História da Arte do Século XX) – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba.

PROLIK, Eliane. Entrevista concedida a AUTOR. Curitiba, 2022.

SCHVARSBERG, Gabriel. Pela desfunção: retóricas caminhativas do Poro em Brasília. In: GRUPO PORO. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em:

<https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.

URBAN, João. Fotografia de “Canto 1” de Eliane Prolik. 1992a. 1 fotografia, color, 15 x 15 cm.

URBAN, João. Fotografia de “Canto 2” de Eliane Prolik. 1992b. 1 fotografia, color, 15 x 15 cm.

Published

2024-11-18

How to Cite

Archer, R. B., & Bloomfield, T. B. (2024). When reflections create their places:: a case study on three urban interventions. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 3(33), e69028. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e69028