Quando as reflexões criam seus lugares
Um estudo de caso de três intervenções urbanas.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e69028Resumen
Intervenções urbanas podem funcionar como reflexões críticas sobre os usos e percepções dos espaços públicos. Partindo desta consideração, pretendemos explorar três projetos de artistas brasileiros: “Cantos” de Eliane Prolik; “Detetor de Ausências”, de Rubens Mano; e “Outros setores para Brasília”, do Grupo Poro. O objetivo é conduzir uma leitura crítica e poética desses trabalhos a partir de fontes históricas, identificando pontos de contato com estudos da antropologia do espaço público, sobretudo os conceitos de lugar de Michel de Certeau (2014), e de não-lugar de Marc Augé (2001). Considerando que cada projeto artístico dialogou com aspectos da história do desenvolvimento urbano de suas respectivas cidades, buscamos construir paralelos entre as realizações desses artistas e leituras pautadas nos conceitos sobre tendências globais das transformações urbanas em décadas recentes.
Citas
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Cultura e transformação urbana. In: PALLAMIN, Vera M. Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002, pp. 59-70.
AUGÉ, Augé. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus Editora, 2001.
BANDEIRA, Denise; GUIMARÃES, Rossana; MIRANDA, Laura; PROLIK, Eliane; ZUGMAN, David. Escultura ou trambolho? Uma proposta de debate. Estado do Paraná, Curitiba, 2 ago. 1992. Caderno Almanaque, pp. 2.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
COSTA, Lucio. Brasília Revisitada. In: DISTRITO FEDERAL (Estado). Decreto nº 10.829, de 14 de Outubro de 1987. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, 1987, pp. 3-39. Disponível em: https://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/2-decreto-10_829-1987.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
DETETOR de ausências. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra25865/detetor-de-ausencias-instalacao-sao-paulo-sp>. Acesso em: 4 nov. 2024).
EL-DAHDAH, Farès. Lucio Costa e a preservação de Brasília. Minha Cidade, São Paulo, ano 09, n. 107, 2009.
FERRAZ, Tatiana Sampaio. Sobre atravessamentos: arte, cidade e a produção do espaço a partir da obra de Rubens Mano. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
FREITAS, Sicilia. C. Arte, cidade e espaço público: perspectivas estéticas e sociais. I Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado em Salvador, Bahia, em 14 e 15 de abril de 2005.
GARCÍA, Fernanda Ester Sánchez. Reorganização do espaço metropolitano e marketing territorial: o caso da Grande Curitiba. In 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Recife, Pernambuco, maio de 1997.
GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.
OUTROS Setores para Brasília (Encontro). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.
OUTROS Setores para Brasília (Imaginação). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.
OUTROS Setores para Brasília (Imaginação). In: GRUPO Poro. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em: <https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 167-187, 2008.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Tradução de Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. 4ª edição. Paris: Éditions Anthropos, 2000.
LESSIO, Danielle Alves. Percursos interrompidos: um olhar sensível para a apropriação do Anhangabaú por meio da arte. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
NOBRE, Ana Luiza. Vale do Anhangabaú, SP. Nova feição do Centro, Revista AU Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, n.32, 1992.
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
PALLAMIN, Vera Maria. Arte Urbana São Paulo: Região Central (1945-1998) - obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: FAPESP, 2000.
PALLAMIN, Vera. Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac/Marca D’Água, 1996.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urbanas: arte/cidade. São Paulo: Senac, 2002.
PROLIK, Eliane. Corpo escultórico. 1998. Monografia (Curso de Especialização em História da Arte do Século XX) – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba.
PROLIK, Eliane. Entrevista concedida a AUTOR. Curitiba, 2022.
SCHVARSBERG, Gabriel. Pela desfunção: retóricas caminhativas do Poro em Brasília. In: GRUPO PORO. Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. Catálogo. [s.l.]. [s.e]. 2013. Disponível em:
<https://poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia/ >. Acesso em: 28 jul. 2023.
URBAN, João. Fotografia de “Canto 1” de Eliane Prolik. 1992a. 1 fotografia, color, 15 x 15 cm.
URBAN, João. Fotografia de “Canto 2” de Eliane Prolik. 1992b. 1 fotografia, color, 15 x 15 cm.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Renan Battisti Archer, Tânia Bittencourt Bloomfield
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.