História e Urbanização

A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199

Mots-clés :

Estruturas urbanas, Influência ferroviária, Fundação de cidades

Résumé

O ponto de partida do presente estudo é analisar o processo de aprovação de municípios em São Paulo no início do século XX, com foco nos casos de Assis e Ourinhos. O objeto de estudo são as dinâmicas políticas e jurídicas que influenciaram a criação de municípios durante esse período. A metodologia inclui a análise documental de projetos de lei e registros oficiais, bem como uma revisão bibliográfica sobre a formação municipal no estado de São Paulo. As teorias e conceitos abordados envolvem a consolidação de poder local e a influência das elites agrárias na delimitação territorial. As fontes utilizadas incluem arquivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A análise concentra-se no período das primeiras décadas do século XX, quando o crescimento urbano e a expansão ferroviária impulsionaram a formação de novos municípios. Conclui-se que o processo de aprovação de municípios foi profundamente influenciado por interesses econômicos e políticos locais.

Bibliographies de l'auteur-e

Caio Cesar Tomaz de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da UNESP, Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2019). Atualmente Professor Substituto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT/Barra do Bugres. Temas de atuação: Morfologia Urbana, História das Cidades, Formação de Cidades e Patrimônio Urbano.

Gisele Carignani, Centro Universitário de Várzea Grande

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1989), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1995), mestrado em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2001) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2016) e pós doutorado pelo PROURB/UFRJ. Foi professora formadora EAD - bolsista capes da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.. Ministrou disciplinas na pós-graduação Lato Sensu em Cidades e Construções Sustentáveis..Líder do Grupo de pesquisa GRAPHITE - Grupo de pesquisa em Cidade História e seus Temas, que abrange extensa gama de processos e relações que se estabelecem no espaço urbano . Pesquisa elementos estruturadores de cidades com ênfase em rodovias e rios, como direcionadores de expansão e ruptura urbana e morfologia urbana . Trabalha com políticas públicas e assessorias em Planos Diretores e Planos Setoriais. Atuou como Diretora de Gestão de Comunicação/Unemat. Foi membro do Conselho de Cultura de Barra do Bugres e da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande/MT), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), como também professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. Integra o Grupo de Pesquisa "Cidade, Sociedade e Paisagem", registrado no CNPq e associado à linha de pesquisa "Desenvolvimento Territorial e Local" no Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. 

Références

CREDDO, D.; SAMPAIO, M. do C. A propriedade da terra no Vale do Paranapanema: A fazenda Taquaral (1850-1910). 1987. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

FLOETER, R. de A. A eficácia do IPTU progressivo como instrumento de planejamento urbano: A experiência do município de Assis, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

GHIRARDELLO, N. À beira da linha: Formações urbanas da Noroeste Paulista. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

GHIRARDELLO, N. A formação dos patrimônios religiosos no processo de expansão urbana paulista (1850-1900). São Paulo: Editora UNESP, 2010.

LEVI-MOREIRA, S. Liberalismo e democracia na dissidência republicana paulista: Estudo sobre o Partido Republicano Dissidente de São Paulo, 1901-1906. [S. l.: s. n.], [n.d.].

MARX, M. Nosso chão: Do sagrado ao profano. 1. ed. São Paulo: Edusp, 1989.

MONBEIG, P. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Editora Polis, 1984.

PALLOTTA, F. P. A ferrovia e o automóvel: Ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917-1939). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, 2008.

SÁVIO, M. A. C. A cidade e as máquinas: Bondes e automóveis nos primórdios da metrópole paulista, 1900-1930. 2005. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SENADO ESTADUAL DE SÃO PAULO. Relatório das atividades legislativas. Documento nº 1038. São Paulo: Senado Estadual de São Paulo, 1917.

SILVA, R. S. Urdiduras e tessituras urbanas: Na história das cidades, a estruturação territorial de Assis. 1996. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 1996.

VILLACA, F. J. M. Uma contribuição à história do planejamento urbano no Brasil. In: O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-22

Comment citer

Oliveira, C. C. T. de, & Carignani, G. (2024). História e Urbanização : A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária . Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 3(33), e68199. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199