História e Urbanização
A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199Mots-clés :
Estruturas urbanas, Influência ferroviária, Fundação de cidadesRésumé
O ponto de partida do presente estudo é analisar o processo de aprovação de municípios em São Paulo no início do século XX, com foco nos casos de Assis e Ourinhos. O objeto de estudo são as dinâmicas políticas e jurídicas que influenciaram a criação de municípios durante esse período. A metodologia inclui a análise documental de projetos de lei e registros oficiais, bem como uma revisão bibliográfica sobre a formação municipal no estado de São Paulo. As teorias e conceitos abordados envolvem a consolidação de poder local e a influência das elites agrárias na delimitação territorial. As fontes utilizadas incluem arquivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A análise concentra-se no período das primeiras décadas do século XX, quando o crescimento urbano e a expansão ferroviária impulsionaram a formação de novos municípios. Conclui-se que o processo de aprovação de municípios foi profundamente influenciado por interesses econômicos e políticos locais.
Références
CREDDO, D.; SAMPAIO, M. do C. A propriedade da terra no Vale do Paranapanema: A fazenda Taquaral (1850-1910). 1987. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.
FLOETER, R. de A. A eficácia do IPTU progressivo como instrumento de planejamento urbano: A experiência do município de Assis, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
GHIRARDELLO, N. À beira da linha: Formações urbanas da Noroeste Paulista. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
GHIRARDELLO, N. A formação dos patrimônios religiosos no processo de expansão urbana paulista (1850-1900). São Paulo: Editora UNESP, 2010.
LEVI-MOREIRA, S. Liberalismo e democracia na dissidência republicana paulista: Estudo sobre o Partido Republicano Dissidente de São Paulo, 1901-1906. [S. l.: s. n.], [n.d.].
MARX, M. Nosso chão: Do sagrado ao profano. 1. ed. São Paulo: Edusp, 1989.
MONBEIG, P. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Editora Polis, 1984.
PALLOTTA, F. P. A ferrovia e o automóvel: Ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917-1939). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, 2008.
SÁVIO, M. A. C. A cidade e as máquinas: Bondes e automóveis nos primórdios da metrópole paulista, 1900-1930. 2005. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
SENADO ESTADUAL DE SÃO PAULO. Relatório das atividades legislativas. Documento nº 1038. São Paulo: Senado Estadual de São Paulo, 1917.
SILVA, R. S. Urdiduras e tessituras urbanas: Na história das cidades, a estruturação territorial de Assis. 1996. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 1996.
VILLACA, F. J. M. Uma contribuição à história do planejamento urbano no Brasil. In: O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Caio Cesar Tomaz de Oliveira, Gisele Carignani 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.