Linguagem teatral anchietana como dimensão catequético-pedagógica

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e69222

Mots-clés :

Linguagem teatral, Teatro de José de Anchieta, História e teatro

Résumé

O artigo inicia-se com uma abordagem sobre a linguagem teatral como objeto de estudo, no item denominado “O teatro como documento histórico”. Discute-se que é possível compreender que as fontes teatrais podem ser utilizadas como documentos na oficina do historiador, porque colaboram no entendimento da realidade social em um determinado momento histórico. Em seguida, no tópico intitulado “A linguagem teatral anchietana como dimensão catequético-pedagógico”, o teatro de Anchieta é apreendido a partir da perspectiva de que está inserido no projeto doutrinador catequético-pedagógico e está em consonância com a implantação de um viés civilizatório-colonizador português realizado no Brasil Colônia do século XVI.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo Flório, Universidade de Guarulhos

Possui Graduação em História (PUC/SP-1992), Mestrado em História (PUC/SP-1995), Doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP-2004), Estágio Pós-Doutoral em História (PUC/SP-2010). Foi pesquisador na Divisão de Pesquisas no Centro Cultural São Paulo da Prefeitura de São Paulo, entre os anos de 1993 a 2000. Foi professor substituto no Curso de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, entre os anos de 2000 a 2003. Foi professor da Universidade Anhembi Morumbi, de 2001 a 2016. É professor da UNG (Universidade de Guarulhos) e leciona no curso de Pedagogia as seguintes disciplinas: Fundamentos da Educação, Educação das Relações Ètnico-Raciais, Currículo e Projeto Pedagógico e Metodologia do Ensino de História. É Editor Científico da Revista Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade do Programa de Pós-Graduação em História da PUC/SP. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e organizou quatro livros: Polifonias da Cidade: memória, arte e cidade; Olhares Cruzados: cidade, história, arte e mídia e História, Cotidiano e Linguagens e Tecituras das cidades: história/ memória/ educação.

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Publié-e

2024-11-28

Comment citer

Flório, M. (2024). Linguagem teatral anchietana como dimensão catequético-pedagógica. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 3(33), e69222. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e69222

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Artigos Livres