Editorial do Dossiê            

 

Voltar ao Sumário


Por ocasião do XVI centenário da morte de São Jerônimo, celebrado pela Igreja Católica no dia 30 de setembro de 2020, a presente edição da Revista de Cultura Teológica, pertencente ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP, acolhe a seguinte tarefa apresentada pelo papa Francisco: “Cada Faculdade de Teologia deve empenhar-se para que o ensino da Sagrada Escritura se encontre de tal modo programado que garanta aos alunos uma capacidade interpretativa competente, tanto na exegese dos textos como nas sínteses de teologia bíblica” (Carta Apostólica Scripturae Sacrae Affectus, 2020, n. 35). 

Decerto, existem Centros de Pesquisa fundados e mantidos pela Igreja Católica que, de forma exclusiva, se dedicam ao estudo científico da Bíblia, prestando, assim, um enorme serviço ao conhecimento autêntico da Sagrada Escritura. Nesse sentido, o papa Francisco, no mesmo número da Scripturae Sacrae Affectus, menciona o Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, assim como a École Biblique e o Studium Biblicum Franciscanum, ambos em Jerusalém. No entanto, com dedicação semelhante e fazendo uso das mesmas metodologias, os textos bíblicos devem ser investigados e estudados também nas mais diversas Faculdades de Teologia. Assim, os diálogos e intercâmbios entre os(as) professores(as) de Bíblia podem envolver a compreensão da Palavra de Deus nas mais diversas Igrejas locais, levando em consideração os anseios e a busca de sentido e sobrevivência da humanidade inteira. 

No Brasil, as pesquisas mais avançadas em relação à Bíblia ocorrem hoje, sobretudo, nos atuais vinte e um Programas de Estudos PósGraduados que compõem a Área de Conhecimento de Ciências da Religião e Teologia. Todos esses Programas, com seus Cursos em nível de Mestrado e Doutorado, pertencem a diversas Universidades e contam com o reconhecimento civil por parte da CAPES, órgão do Ministério da Educação que cuida da pós-graduação. Nos casos da PUC-Rio, da PUCSP e da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte, tais Cursos, igualmente, contam com o reconhecimento eclesiástico. Ou seja, eles são expressão da Igreja Católica que estuda criticamente a sua fé e, assim, disponibiliza a inteligência desta última a todas as pessoas. 

Além do mais, nos últimos anos, aumentou significativamente o número dos Grupos de Pesquisa que, vinculados aos centros acadêmicos, multiplicam estudos e publicações. Também nasceu, em 2006, a Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), outro espaço favorável aos intercâmbios sobre os estudos da Sagrada Escritura. Até em nível latino-americano os diálogos na área do estudo bíblico crescem. Como sinal disso, em junho de 2019, realizou-se, em Buenos Aires, o primeiro Congresso Internacional de Estudos Bíblicos. 

Não obstante, por mais que já se possa verificar certa trajetória na área do estudo da Bíblia, sobretudo desde a formação das primeiras Pontifícias Universidades Católicas, na década de 1940, e, em especial, a partir do nascimento dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Teologia, desde a década de 1970, o desenvolvimento dessa área de saber no Brasil ainda necessita avançar bastante. No caso, a formação de um novo Periódico Científico com o nome de Revista Brasileira de Interpretação Bíblica (ReBIBlica), com a publicação de seu primeiro número em 2017, é, em si, um avanço. Outras Revistas, por sua vez, igualmente se propõem a colaborar com a internacionalização e qualificação dos estudos bíblicos. 

Assim, por ocasião do XVI centenário da morte de São Jerônimo, a Revista de Cultura Teológica manifesta sua alegria por poder apresentar, em seu último número de 2020, um Dossiê formado por treze Artigos. Foi grande a felicidade quando se percebeu que pesquisadores de diversos países aceitaram o convite de colaborar. Eis os(as) colaboradores(as) e os títulos das pesquisas por eles(as) elaboradas: 

Dominik Markl

Pontifício Instituto Bíblico, Roma, Itália

O que os biblistas podem aprender de Jerônimo: dezesseis séculos após seu falecimento

José Lucas Brum Teixeira

Universidade de Ruhr, Bochum, Alemanha

Magis sensum e sensu quam ex verbo verbum” (Hier. In Prol. Jud.): Jerome’s Translation Art in the Vulgate of Tobit

Maria de Lourdes Corrêa Lima

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

A exegese de Jerônimo exemplificada no Comentário ao Profeta Oseias

Luisa Maria Almendra

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

Traduzir a Bíblia: “...a impossibilidade de dizer”

Edson de Faria Francisco

Universidade Metodista de São Paulo

A Tradução de Hapax Legomena Absolutos nos Salmos na Vulgata e sua Relação com o Texto Protomassorético e a Septuaginta

Leonardo Agostini Fernandes

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Reflexão sobre o contexto e a singularidade de Dt 30,11-14

Wilson de Angelo Cunha

Universidade LeTourneau, Texas, Estados Unidos

Creation, Kingship, and the Defeat of Evil: A Reflection on Psalm 74

Pablo R. Andiñach

Pontifícia Universidade Católica da Argentina, Buenos Aires

La contrateología de Job

Melanie Peetz

Faculdade de Filosofia e Teologia St. Georgen, Frankfurt, Alemanha

Death and Evanescence in the Book of Ecclesiastes:

An Interpretation of Eccl 2:13–17 and 3:16–22


Gilvan Leite de Araújo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

“E houve a Dedicação em Jerusalém” (Jo 10,22)

Waldecir Gonzaga Doaldo Ferreira Belem

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro


O Uso Retórico de Elias em Lc 9,51-55

Boris A. Nef Ulloa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jean Richard Lopes

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte


Análise da estratégia literário-pragmática em 1Cor 8,1-13

Cláudio Vianney Malzoni

Universidade Católica de Pernambuco, Recife

As mulheres na Segunda Carta a Timóteo


Como organizador do presente Dossiê, agradeço cordialmente aos(às) colegas na Argentina, nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha, em Portugal e no Brasil, pois, de forma atenta e generosa, acolheram o convite para publicarem na Revista de Cultura Teológica e, assim, para colaborarem com o estudo da Bíblia no Brasil. Manifesto a esperança de que essa experiência se repita nos próximos anos. 

Matthias Grenzer 
PUC-SP