Apresentação           

 

Voltar ao Sumário


A Sagrada Escritura, fonte e alma da Teologia e de toda a vida cristã, permanece como um tesouro inesgotável no seio do povo de Deus; por meio da influência do seu relato e respectiva mensagem, vidas foram impactadas durante gerações. A força da Palavra de Deus, consignada na escritura, tornou-se tema novamente na Igreja Católica, em virtude da celebração do XVI centenário da morte de São Jerônimo, um intérprete primoroso e apaixonado desta Palavra eficaz. 

O Dossiê “Estudos Bíblicos no XVI centenário da morte de São Jerônimo”, organizado por Matthias Grenzer, mostra como a Exegese, no Brasil, atualmente ganha espaço nos diversos Programas de Estudos PósGraduados pertencentes à Área de Ciências da Religião e Teologia, sendo que, de forma importante, ocorre a internacionalização de tais pesquisas. O Dossiê, pois, acolhe seis estudos internacionais e outros sete estudos nacionais. Com isso, cultiva-se o interesse de que os diálogos realizados neste nível de intercâmbio possam continuar e beneficiar, cada vez mais, os estudos bíblicos realizados nos mais diversos lugares deste mundo. 

A seção livre é composta por dois textos: o primeiro artigo nomeado como “Revelação, missão e interculturalidade: uma abordagem a partir da pretensão universal do cristianismo” discute sobre a validade de uma expressão religiosa indígena, sua intenção é refletir sobre a inculturação como ferramenta missionária capaz de estabelecer novos diálogos. Já o segundo trabalho designado como “Estudos sobre Karl Barth e teologia pública” analisa as diversas formas de compreensão sobre a teologia pública a partir do pensamento do renomado teólogo Karl Barth. Conta também com uma resenha sobre “A misericórdia”, livro de autoria de Jon Sobrino. 

Desejamos a todos boa leitura, cujos frutos sejam observados a partir da presente contribuição da Revista de Cultura Teológica. 

Celia Maria Ribeiro Glaucio 
Alberto Faria de Souza