A pertinente relação entre o Papa Francisco e a questão da renovação no âmbito da Igreja é assunto dos mais atuais e do qual sempre brotam discussões construtivas. É incrível a capacidade de contágio exercida por este líder, cuja trajetória já deixa rastros marcantes na história. Nestas poucas linhas de “apresentação” temos, portanto, o único objetivo de assinalar sucintamente as formulações decorrentes dos estudos que compõem este número da Revista de Cultura Teológica, deixando ao leitor a oportunidade de aprofundamento e o desejo de que novas e promissoras compreensões sejam estabelecidas.
O Dossiê “Papa Francisco e a Renovação Eclesial”, organizado por André Luiz Boccato de Almeida, reúne textos articulados com o novo cenário pontifício, aspecto que é comumente lembrado, haja vista o impacto observado desde a eleição do cardeal Jorge Mário Bergoglio. Se em meio às expectativas, inevitavelmente levantadas durante o conclave, era sentida a necessidade de “mudança de rumo”, esta já se expressava no primeiro jesuíta e sul-americano eleito papa. As dificuldades em concatenar ideias, ideais, interesses, tendências, orientações, ad intra ou ad extra, não são menores do que antes; ao contrário, as adversidades estão ainda mais pungentes, entretanto, Papa Francisco persevera na missão que lhe foi confiada, aplicando diligentemente os ensinamentos cristãos a si mesmo, à Igreja e para o mundo.
A seção livre é composta por sete artigos cujas abordagens são convidativas à correção ou prevenção de erros para que a sociedade reconheça, entre outras questões relevantes, a importância da fé. Conta também com a resenha de “Teologia Fundamental. Coleção Iniciação à Teologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.”, livro de autoria do Prof. Dr. Pe. Donizete José Xavier, na qual é possível identificar as contribuições desta obra para o conhecimento teológico e sobretudo a sua capacidade de comunicação do que nos parece extremamente difícil: a linguagem e o lugar de Deus na história, sobretudo nos tempos hodiernos.
Que a presente edição fortaleça os passos nas veredas indicadas pelo ministério do Papa Francisco e a consciência de que a unidade supera todos os obstáculos da caminhada.
Boa leitura a todos!
Celia Maria Ribeiro
Glaucio Alberto Faria de Souza