Apresentação 

Voltar ao Sumário

É com grata satisfação que apresento esta edição da Revista de Cultura Teológica, cuja proposta de dossiê sobre o pensamento de Xavier Zubiri e a sua interação com a Teologia tem a coordenação do Prof. Dr. Pe. Valeriano dos Santos Costa, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa “Teologia Litúrgica e Inteligência senciente”. Aproveito a ocasião para agradecê-lo e aos demais membros integrantes pela parceria no trabalho, cujo fruto demonstra a relevância da temática, assinalada no respectivo Editorial. 

Na seção livre, poderão ser lidos outros textos. “Vocação, liberdade e evangelização: pautas da experiência cristã na perspectiva do discernimento segundo Francisco”, de autoria de Roberto Nentwig, Diogo Marangon Pessotto e Regis Soczek Bandil, no qual é feita a análise das noções de cada termo explicitado no título, à luz do entendimento de discernimento na ótica do sucessor de Pedro; “Papa Francisco e suas reformas para uma igreja em saída diante de novos apelos da humanidade”, de autoria de Waldir Souza e Rivael de Jesus Nascimento, em que é destacado o projeto de renovação interna da Igreja, que precisa estar em constante saída rumo ao encontro da humanidade. 

“Reflexões antropológicas e teológicas sobre a liberdade humana”, de autoria de Renato Alves de Oliveira, que elucida a relação dessa dimensão da pessoa com Deus, questionando a visão imposta pela modernidade na qual predomina o antagonismo entre a liberdade humana e a presença divina; “Alteridade e fraternidade: uma leitura da Encíclica Fratelli Tutti à luz do conceito de alteridade de Lévinas e suas ressonâncias”, de autoria de Donizete José Xavier e Tiago Cosmo da Silva Dias, no qual é feito o alerta crítico ao descuido sobre o que nos diz o papa Francisco de que nós nos reconhecemos vizinhos em várias escalas, mas ainda distantes do sentido realmente fraterno; Carisma e missão renovados: A recepção do Vaticano II no Instituto dos Irmãos Maristas, de autoria de Marcial Maçaneiro e Alison Humberto Furlan, que tratam de uma questão atual e desafiadora na experiência de Igrejas locais ou respectivos organismos eclesiais. 

Por fim, em nome da Equipe de Editores, espero que a leitura dos textos apresentados tanto no dossiê quanto na seção livre seja ocasião de aprimoramento da reflexão teológica, em tempo ainda mais oportuno, haja vista a chegada à centésima edição da Revista de Cultura Teológica do Programa de Estudos PósGraduados em Teologia, da PUC-SP, cuja dedicação está voltada também para o conhecimento interdisciplinar, sem perder de vista a área basilar de sua composição epistemológica e respectivos objetivos no processo educativo. 

Celia Maria Ribeiro