Problematizando a doutrina da inerrância bíblica: uma análise exegética da presença da Bíblia Hebraica no Novo Testamento

Autores

  • Julio Cezar Lazzari Junior

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i79.14428

Palavras-chave:

Inerrância, Interpretação, Problemática, Contexto

Resumo

Este artigo pretende analisar um aspecto do debate que envolve a concepção da inerrância da Bíblia, doutrina que defende a ideia de que as Escrituras são isentas de quaisquer erros. Sabendo que o assunto envolve diversos e complexos temas, nos limitaremos a analisar um dos aspectos da questão, que é a presença da Bíblia Hebraica no Novo Testamento, isto é, a maneira como os escritores do Novo Testamento citam as Escrituras do Antigo Testamento. Selecionamos, devido ao propósito do artigo, apenas algumas passagens que, a nosso ver, são citadas e interpretadas de maneira problemática. Com isso, pretendemos não tirar o valor da Bíblia, mas, pelo contrário, convidar aqueles que a apreciam a não terem como pressu-posto de interpretação o critério da inerrância, que pode prejudicar a sua mensagem para o homem moderno.

Biografia do Autor

Julio Cezar Lazzari Junior

Bacharel em teologia, tecnólogo em marketing, pós-graduado em marketing internacionale em ciências da religião e mestre em filosofia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos