O Espírito, fortificador da ação salvadora de Jesus na Igreja

Autores

  • Cézar Teixeira
  • Antonio Wardison

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i77.14539

Palavras-chave:

Espírito, Igreja, Salvação, Missão

Resumo

O espírito é a terceira pessoa da santíssima trindade. É a trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As argumentações que decorrem dessa certeza dogmática, no presente estudo, têm como escopo destacar o papel do espírito na salvação que vem de Deus. O elemento articulador dessa salvação na história é Jesus Cristo, cujo testemunho continua na Igreja, e nela, é atualizado pelo ato litúrgico-sacramental, a celebração. O espírito fortifica a ação salvadora porque tal ação, imbuída desse mesmo espírito não perde, na história, nas culturas e nas religiões o seu vigor para gerar, do princípio ao fim, vida, liberdade e amor. Fonte inesgotável de suprema existência para os seres humanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cézar Teixeira

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, onde defendeu a tese sobre a importância da mesa de refeição no anúncio da traição em Mc 14,17-21. Atualmente, é professor e diretor adjunto da Faculdade de Teologia da PUC-SP, onde leciona Sagrada Escritura.

Antonio Wardison

Antonio Wardison Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Especialista em Psicopedagogia, Filosofia existencial e Catequese. Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia.

Downloads

Como Citar

Teixeira, C., & Wardison, A. (2013). O Espírito, fortificador da ação salvadora de Jesus na Igreja. Revista De Cultura Teológica, (77), 55–72. https://doi.org/10.19176/rct.v0i77.14539

Edição

Seção

Artigos