O Espírito, fortificador da ação salvadora de Jesus na Igreja

Autores

  • Cézar Teixeira
  • Antonio Wardison

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i77.14539

Palavras-chave:

Espírito, Igreja, Salvação, Missão

Resumo

O espírito é a terceira pessoa da santíssima trindade. É a trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As argumentações que decorrem dessa certeza dogmática, no presente estudo, têm como escopo destacar o papel do espírito na salvação que vem de Deus. O elemento articulador dessa salvação na história é Jesus Cristo, cujo testemunho continua na Igreja, e nela, é atualizado pelo ato litúrgico-sacramental, a celebração. O espírito fortifica a ação salvadora porque tal ação, imbuída desse mesmo espírito não perde, na história, nas culturas e nas religiões o seu vigor para gerar, do princípio ao fim, vida, liberdade e amor. Fonte inesgotável de suprema existência para os seres humanos.

Biografia do Autor

Cézar Teixeira

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, onde defendeu a tese sobre a importância da mesa de refeição no anúncio da traição em Mc 14,17-21. Atualmente, é professor e diretor adjunto da Faculdade de Teologia da PUC-SP, onde leciona Sagrada Escritura.

Antonio Wardison

Antonio Wardison Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Especialista em Psicopedagogia, Filosofia existencial e Catequese. Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos