O Prólogo de João: atributos conferidos ao Logos

Autores

  • Antonio Wardison
  • Cézar Teixeira
  • José Pedro Teixeira de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i74.15341

Palavras-chave:

Logos, Jesus, São João, Evangelho

Resumo

Em primeiro lugar, a reflexão a seguir se coloca como um esforço necessário para se percorrer e precisar o conceito “logos”. A sua compreensão no helenismo, no judaísmo e no cristianismo é, sem dúvida, uma compreensão que nos faz entender melhor o significado do Logos aplicado a Jesus. Em segundo lugar, os atributos conferidos ao Logos nos fazem mergulhar nas mais profundas raízes de um conceito que vai além das suas premissas literárias, para esboçar a grandeza de um princípio tão caro à nossa existência. Graças ao Logos essa existência é coroada pela natureza divina à qual emana dele e com ele mantém um profundo relacionamento capaz de elevar a criação à própria natureza do seu Criador.

Biografia do Autor

Antonio Wardison

Antonio Wardison, Mestrando em Filosofia pela PUCSP. Especialista em Psicopedagogia, Filosofia existencial e Catequese. Licenciado em Filosofia e bacharelando em Teologia pelo UNISAL.

Cézar Teixeira

Prof. Cézar Teixeira, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, onde defendeu a tese sobre a importância da mesa de refeição no anúncio da traição em Mc 14,17-21. Atualmente é professor e diretor adjunto da Faculdade de Teologia da PUCSP, onde leciona Sagrada Escritura.

José Pedro Teixeira de Jesus

Prof. José Pedro Teixeira de Jesus é Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino em Roma, onde defendeu a tese sobre a traição de Judas em Mc 14,10-11. Leciona no Instituto de Teologia de Santo André, na área de Sagrada Escritura.

Downloads

Edição

Seção

Artigos