À espera de sua vinda: uma leitura teológico-litúrgica do Tempo de Advento – Natal – Epifania e sua ligação com a Páscoa

Autores

  • Emanuel Bargellini
  • Gabriel Frade

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i74.15345

Palavras-chave:

Ano Litúrgico, Advento, Natal, Epifania, Mistério Pascal

Resumo

O Ano Litúrgico é a celebração do Mistério de Cristo ao longo do Ano. Dentre os vários aspectos da celebração do Mistério no tempo dos homens, interessa-nos sobremaneira neste artigo evidenciar alguns elementos de caráter teológico-espiritual relativos aos chamados “tempos fortes”, em particular ao ciclo do Advento-Natal-Epifania e sua eventual relação com o coração do Ano Litúrgico: a Páscoa.

Biografia do Autor

Emanuel Bargellini

Dr. Emanuel Bargellini é monge Beneditino da Congregação Camaldolense. Doutor em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo – Roma; é autor de inúmeros artigos e livros na Itália sobre Liturgia e Espiritualidade Monástica. Atualmente é o Prior do Mosteiro da Transfiguração em Mogi das Cruzes – SP e escreve às quintas feiras o comentário da liturgia dominical na agência de notícias ZENIT.

Gabriel Frade

Me. Gabriel Frade é natural de Itaquaquecetuba, é mestre em Liturgia e professor de Liturgia e Sacramentos no Mosteiro de S. Bento (SP) e no UNISAL – Campus Pio XI.

Downloads

Edição

Seção

Artigos