Aspectos da inquisição medieval

Antonio Wardison C. Silva, José Alves de Oliveira, José Marcos de Oliveira, Rafael Zanata Albertini, Rodrigo Costa Marciano, Silvio Roberto da Silva, Ney de Souza

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de apresentar, através de uma abordagem historiográfica, alguns aspectos de suma relevância sobre a Inquisição Medieval. Para isso se propõe contextualizar o cenário que deu origem e desenvolvimento a este acontecimento histórico, quer dizer, a situação sócio-político-religiosa que provocou a Inquisição. Tal análise procura penetrar no interior dos problemas que originaram e agitaram a ação do Estado e da Igreja. Nesta perspectiva, apresenta a heresia, a bruxaria e todo percurso realizado durante o processo penal, até mesmo as punições e condenações, e os principais países que mais vivenciaram este período histórico.

Palavras-chave


Inquisição; Estado; Igreja; Religião; Heresia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.v0i73.15354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: