Contribuições da psicologia profunda à teologia contemporânea

Autores

  • Paulo Sérgio Lopes Gonçalves
  • Marcos Vieira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i72.15377

Palavras-chave:

psicologia, teologia, Jung, mediação

Resumo

Objetiva-se apresentar a psicologia profunda em Carl Gustav Jung como mediação para a teologia, realizando a intuição rahneriana que, ao articular teologia e antropologia, com fundamentação na filosofia transcendental, afirmava ser o homem canal para se alcançar a Deus. Para atingir este objetivo, tomar-se-á a obra JUNG, Carl Gustav. Psicologia e religião. Petrópolis: Vozes, 1987, como base para a afirmação de suas contribuições à teologia. Em seguida visualizar-se-á um conjunto de elementos denotativos dessa contribuição, trazendo à tona a possibilidade da produção de um complexo teológico imbuído de caráter contemporâneo.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Bacharel e licenciado em Filosofia, e bacharel em Teologia pela PUC-Campinas. Mestre em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália). É professor de Teologia Sistemática e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas. É docente convidado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Filosofia da Universidade de Évora. É autor de artigos e livros de Teologia e de seu diálogo com a Filosofia.

Marcos Vieira das Neves

Bacharel em Administração e estudante do último semestre do curso de Bacharelado em Filosofia da PUC-Campinas. Foi bolsista de iniciação científica da PUC-Campinas no período de agosto de 2008 a julho de 2009.

Downloads

Edição

Seção

Artigos