O demônio e o inferno: mito, crença e ética: implicações antropológicas e éticas no discurso da responsabilidade em Sto. Tomás de Aquino sob a ótica de Hans Jonas

Autores

  • Rodrigo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i72.15382

Palavras-chave:

responsabilidade, demônio, inferno, religião, ética

Resumo

Este artigo reflete a partir de um suposto quadro teórico demonológico em determinante contraste com a tese quanto à responsabilidade humana no pensamento de Santo Tomás. Pautamo-nos para isso num possível discurso sobre a responsabilidade humana que se deduz no Aquinate, no texto da Suma Teológica Ia/Iae, questão 114, que trata do “ataque/combate dos demônios”, sob a ótica do “princípio da responsabilidade”, desenvolvida por Hans Jonas, no que concerne o fundamento da ação moral humana. H. Jonas nos auxiliará a partir do contraste — homem e o seu compromisso com o futuro da sociedade — no sentido de evidenciar uma nova ótica sob a ética no vértice da responsabilidade. Nossa tese principal repousa na ideia de que passou o tempo de elogiar somente a Deus ou condenar somente o demônio em relação às atitudes humanas, sejam elas meritórias na dimensionalidade positiva ou negativa. Por isso nosso texto articula a filosofia e a teologia no sentido de um repensamento, ao modo de Queiruga, sobre o destino da religião e da comunidade dos crentes. Assim sendo, tentaremos propor como resultado a ideia de que o homem que sabe é o homem que faz e é responsável por todos os seus atos no mundo e na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos

Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado e Bacharel em Filosofia pela Universidade de Taubaté. Bacharel em Teologia pela PUC do Rio de Janeiro. Linha de Pesquisa no Mestrado: “A prudência como verdade do agir moral humano em Santo Tomás de Aquino”. Sob orientação do Prof. Dr. Carlos Arthur do Nascimento. Atualmente é Professor na Universidade de Taubaté/SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos