A natureza social da pessoa humana

Autores

  • Antonio Wardison C. Silva
  • Delmiro Vieira N. Junior

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i71.15395

Palavras-chave:

pessoa humana, dignidade, valor, natureza, social

Resumo

O presente texto desenvolve uma abordagem sobre a natureza social da pessoa humana a partir do seu valor e dignidade, segundo o pensamento filosófico-teológico de João Paulo II. Nesta perspectiva, se discute o valor inviolável da pessoa, dentro de um contexto cristão em íntima relação com a vida social e cultural do mundo contemporâneo. Para tanto o texto estrutura-se em três partes: o valor incomparável da vida e da pessoa humana; o desenvolvimento humano autêntico no panorama do mundo contemporâneo; e a ética cristã da pessoa humana. Em suma, o ser pessoa é um ser em devir, na história e na sociedade. Seus valores marcam sua natureza e, por isso, abre-se para a transcendência e para o relacionamento com o outro, na tentativa de mútuo reconhecimento, respeito e direcionamento para o fim último das coisas.

Biografia do Autor

Antonio Wardison C. Silva

Salesiano, licenciado em Filosofia, especialista em Filosofia Existencial e em Psicopedagogia, bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, bolsista de IC pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPES P.

Delmiro Vieira N. Junior

Salesiano, licenciado em Filosofia, bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, e especialista em Catequese pelo mesmo Instituto.

Downloads

Edição

Seção

Artigos