“Em Cristo”: O princípio fundante da eclesiologia paulina
DOI:
https://doi.org/10.19176/rct.v0i67.15457Palavras-chave:
eclesiologia, Igreja, Paulo, Corpo de CristoResumo
Segundo Paulo, a vida cristã é participação na vida de Cristo, como se pode perceber no sintagma paulino “em Cristo”, com suas variantes. Ele indica a nova realidade ontológica daquele que aceita o Cristo em sua existência, e praticamente fornece a chave interpretativa do pensamento do Apóstolo. Os princípios específicos da unidade “em Cristo” derivam do batismo, da Eucaristia e da caridade. Por isso, a inserção “em Cristo” só é real na inserção no corpo da Igreja. Por isso, o sintagma não contém nenhum sentido individualista de união com Cristo... Antes, está intimamente ligado à ideia paulina do “corpo de Cristo”. Comer e beber sacramentalmente o corpo e o sangue de Cristo leva a pessoa a inserir-se “em Cristo”, através do corpo terreno do Ressuscitado e Glorificado que é a Igreja. Finalmente, estar “em Cristo” significa também estar “no Espírito”. Pois, quem está “em Cristo” não está “na carne”, mas “no Espírito”.Métricas
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Como Citar
Cavaca, O. (2013). “Em Cristo”: O princípio fundante da eclesiologia paulina. Revista De Cultura Teológica, (67), 117–138. https://doi.org/10.19176/rct.v0i67.15457
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Artigos