A Forma e a Função do Gênero Literário em Santo Agostinho, Especialmente do Gênero Homilético nos “Iohannis Evangelium Tractatus”

Autores

  • Walterson José Vargas

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i63.15618

Palavras-chave:

Evangelho, Deus, verbo

Resumo

Analisa-se neste artigo os diferentes gêneros literários utilizados por Agostinho em suas obras, verificando-se o critério de que a forma do escrito obedece a uma função, dada pelo conteúdo e pelo objetivo do escrito. Dentro da variedade dos gêneros literários analisados, se detém no gênero homilético dos seus Sermões, especialmente dos “Tratados sobre o Evangelho de São João”, para mostrar que eles obedecem à finalidade prática de edificação dos fiéis. Finalmente se analisa o Tratado I, para mostrar que o pregador tem a difícil tarefa de provocar no ouvinte o percurso inverso ao original da Palavra: ela procede do seio de Deus (o Verbo), cria e ordena toda a Criação, faz-se interior ao homem e finalmente se expressa na linguagem.

Biografia do Autor

Walterson José Vargas

Ms. Walterson José Vargas, Ss.Cc: Professor e coordenador do Curso de Teologia da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, de Mogi das Cruzes – SP. É mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidad Católica do Chile, e doutorando em Filosofia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos