A teoria do agir comunicativo como teoria da sociedade

Autores

  • Anderson de Alencar Menezes

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.21647

Palavras-chave:

Agir Comunicativo, Sociedade, Linguagem, Ator, Habermas

Resumo

O presente artigo procura articular a relação entre a Teoria do Agir Comunicativo e a Teoria da Sociedade numa perspectiva habermasiana. Seria pensar o postulado epistemológico habermasiano aplicado às lógicas societárias. A Teoria do Agir Comunicativo procura restabelecer a ideia do ‘ator social’ como um ‘ator linguístico' guiado por uma ação comunicativa com caráter: ético, estético, normativo e expressivo. Nesta perspectiva, procura-se potencializar o mundo-da-vida como lócus originário para o fortalecimento da razão comunicativa em oposição à razão instrumental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson de Alencar Menezes

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal de Alagoas; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação(CEDU-UFAL).

Downloads

Como Citar

Menezes, A. de A. (2014). A teoria do agir comunicativo como teoria da sociedade. Revista De Cultura Teológica, 22(84), 158–175. https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.21647

Edição

Seção

Artigos