Em nome de Deus, clemente e compassivo: semântica e teologia da basmallah muçulmana

Autores

  • Marcial Maçaneiro

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.21651

Palavras-chave:

Islã, Revelação, Basmallah, Misericórdia

Resumo

O autor propõe um estudo sobre os termos da basmallah, com vistas à compreensão do Islã e ao diálogo islâmico-cristão. Apresenta cada termo da invocação (Em nome de Allah, clemente e compassivo), com suas radicais árabes, sentidos e opções de tradução. A proximidade entre os termos árabes e hebraicos aponta ao Deus Único de Abraão, identificado como piedoso e misericordioso. Teologicamente, são considerados os atributos divinos rahman (clemente) e rahim (compassivo): semelhanças, distinções e ênfases conforme algumas escolas de teologia islâmica. Por fim, se destaca a Revelação do Deus de Abraão, partilhada por judeus, cristãos e muçulmanos, bem como o imperativo da misericórdia para com o próximo, da parte dos crentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcial Maçaneiro

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor da Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP. Membro da International Commision for Catholic-Pentecostal Dialogue (Santa Sé).

Downloads

Como Citar

Maçaneiro, M. (2014). Em nome de Deus, clemente e compassivo: semântica e teologia da basmallah muçulmana. Revista De Cultura Teológica, 22(84), 232–248. https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.21651

Edição

Seção

Artigos