REFLEXÃO TEOLÓGICO-PASTORAL A PARTIR DO DECRETO AD GENTES
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i95.41497Palavras-chave:
Decreto Ad Gentes. Concílio Vaticano II. Horizontes teológicos. Proposta Missionária.Resumo
Este artigo se propõe a uma análise do documento do Concílio Vaticano II sobre a atividade missionária, o Decreto Ad Gentes. Objetiva ponderar os fundamentos, horizontes e propostas missionárias a partir de uma reflexão teológica e pastoral do Decreto, assinalando a relevância do documento para a missão da Igreja no mundo contemporâneo. O estudo teve uma abordagem exploratória, qualitativo do Decreto Ad Gentes, auxiliada por pesquisas bibliográficas de autores que investigaram e escreveram sobre o assunto. O texto trás primeiro uma análise do documento, apresenta o contexto em que o mesmo surgiu; o processo da redação e a estrutura do texto e mostra o longo processo da redação até que chegassem a um consenso e a aprovação do seu conteúdo, com unanimidade de votos. Proporciona, ainda, uma síntese dos pontos principais do conteúdo de cada capítulo, bem como sua divisão textual. O segundo momento traz a fundamentação bíblico-teológico do texto com seus novos horizontes e propostas missionárias ad gentes enquanto processo de evangelização, tal como aparece no Decreto. A pesquisa deseja revigorar o apelo a um maior engajamento nas atividades missionárias da Igreja, mostrar a importância da missão e estimular um compromisso pastoral mais aberto e missionário no mundo contemporâneo.
Referências
Livros:
BEVANS, Stephen. A century of catholic mission: Roman Catholic missiology 1910 to the present. Oxford: Regnum Books International, 2013.
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia de Jerusalém: São Paulo: Paulinas, 1989.
BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. Traduzido do original Transforming Mission: Paradigm Shifts in Theology of Mission. 1991. Tradução: Geraldo Kornodorfer e Luís M. Sander. São Leopoldo: Sinodal, 2002.
GOHEEN, Michael W. A light to the nations: the missionary Church and the Biblical story. Grand Rapids: Baker Academy, 2011.
RASCHIETTI, Estevão. Ad Gentes: texto e comentário. São Paulo: Paulinas, 2011.
SUESS, Paulo. Introdução à teologia da missão: convocar e enviar: servos e testemunhas do Reino. Petrópolis: Vozes, 2007.
Capítulo de livros:
COUTINHO, Suzana Ramos. Missão no contexto do pluralismo religioso. In LABONTÉ Guy; ANDRADE, Joachim. (Org.). Caminhos para a missão: fazendo missiologia contextual. Brasília: asbBSB, 2008, p. 321-336.
Documentos da Igreja:
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica do Sumo Pontífice: Redemptoris Missio: sobre a validade permanente do mandato missionário. São Paulo: Paulinas, 1991.
PAULO VI. Decreto do Concílio Vaticano II: Ad Gentes. Sobre a atividade missionária da Igreja (1965). In COMPÊNDIO DO VATICANO II. Petrópolis: Vozes, 2000.
VATICANO II. Compêndio do Vaticano II: Constituições, decretos e declarações. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
Artigos.
RASCHIETTI, Estevão. A missão “ad gentes” no documento de Aparecida. Revista Eclesiástica Brasileira REB. v. 69, n. 275, Petrópolis, 2009, p.642-675..
SOUZA, Ney. Contexto e desenvolvimento histórico do Concilio Vaticano II. Revista de Teologia e Cultura. n. 02, Out./ Nov./ Dez. 2005, p.1-36.
Artigos eletrônicos:
BETTSCHEIDER, Heribert; FERNANDES, Jorge. Ad gentes: A revolução na missão. In Revista Além-Mar, 2006. Disponível em: HTTP://www.alem-mar.org/cgi-bin/buildprint.pl?EEVAZZIAEpZGqyUFbK. Acesso em: 24 Apr. 2016.
SUESS, Paulo. O Decreto Ad Gentes sobre a atividade missionária da Igreja e o Vaticano II. In Igreja em rede, ficha 28: Decreto Ad Gentes, 2012. Disponível em: http://www.ambientevirtual.org.br/fichas-de-estudo/ad-gentes/. Acesso em: 22 mai. 2017.
Palestra eletrônica:
GOHEEN, Michael. W. A Igreja Missional na História Bíblica Missão e o Povo de Deus no Antigo Testamento. Reflexão contemporânea sobre a identidade missional da Igreja. Palestra: Luz para as nações: a missão de Israel. Interprete/ Tradução: DUCK, Arthur Wesley. Publicado em 31 de agosto de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ddIW0TgxRog. Acesso em: 16 jun. 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Cultura Teológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.