Cidadania Romana na Epístola aos Filipenses: um diálogo com José Comblin

Autores

  • Valter Luiz Lara Professor de Teologia, Antropologia Teológica e Novo Testamento no UNISAL (PIO XI-São Paulo e São José - Campinas) e Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa José Comblin – GPJC, autor do Livro A Bíblia e o Desafio da Interpretação Sociológica, publicado pela Editora Paulus em 2009.

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i0.45260

Palavras-chave:

Paulo, Filipenses, Comblin, Bíblia, Cidadania Romana

Resumo

O presente artigo visa a refletir a interpretação que José Comblin oferece sobre a situação que motivou Paulo de Tarso ao escrever a Epístola aos Filipenses. Trata-se não apenas da retomada do trabalho do mestre Comblin publicado em 1985 como comentário à Epístola, mas de um diálogo que abre novas possibilidade de compreensão do contexto não só de Paulo, mas da própria comunidade a quem ele escreve. O objetivo é demonstrar como o autor entende a prisão de Paulo e o que pode acontecer com ele naquele contexto imediato. Além da possibilidade dessa motivação primeira, cujo centro é a possibilidade do uso da cidadania romana que Paulo, naquele momento, pressupostamente poderia apresentar para “escapar” do martírio, procuramos acrescentar outros elementos do contexto sociológico dos destinatários da carta: a nova vida em Cristo dos filipenses precisa enfrentar as tensões de uma cidade orgulhosa por ostentar o status de colônia romana. A situação imediata de Paulo prisioneiro é, sem dúvida, motivação importante de um dos três bilhetes que compõem o conjunto da Epístola. Entretanto, a realidade de conflito social, vivida pela comunidade ao enfrentar o modelo sociocultural de desigualdade dominante, explica o caráter da exortação ética em torno da unidade (Fl 2,1-5) e o modelo cristológico apresentado como critério para viver o exemplo de Jesus que se fez escravo (Fl 2,6-11). Ambos, seguimento de Jesus e o novo modelo de relacionamento humano, são as marcas da identidade cristã que deve prevalecer como testemunho frente aos de fora.

Biografia do Autor

Valter Luiz Lara, Professor de Teologia, Antropologia Teológica e Novo Testamento no UNISAL (PIO XI-São Paulo e São José - Campinas) e Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa José Comblin – GPJC, autor do Livro A Bíblia e o Desafio da Interpretação Sociológica, publicado pela Editora Paulus em 2009.

Professor de Teologia, Antropologia Teológica e Novo Testamento no UNISAL (PIO XI-São Paulo e São José - Campinas) e  Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa José Comblin – GPJC, autor do Livro A Bíblia e o Desafio da Interpretação Sociológica, publicado pela Editora Paulus em 2009. 

Downloads

Publicado

2019-11-19