Bases epistemológicas da interdisciplinaridade no Ensino Religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i96.47414

Palavras-chave:

Bases epistemológicas. Interdisciplinaridade. Ensino Religioso

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as bases epistemológicas da interdisciplinaridade no Ensino Religioso, discutindo a questão do Ensino Religioso como disciplina no contexto escolar. As principais vozes teóricas do estudo são: Charlor, Fazenda, Japiassu, Morim, Santos, Viesser e documentos como a Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, afirma-se que o Ensino Religioso possui conteúdos que conduzem o aluno a refletir sobre o seu papel enquanto cidadão do mundo e valores éticos que, por razões diversas, então sendo esquecidos na sociedade. Com isso, o Ensino Religioso pode contribuir para a defesa da dignidade da pessoa humana, promovendo uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Biografia do Autor

Maria José de Araújo, Centro Educacional Ana Rita Trigueiro (CEART) e professora da Escola Municipal Manoel Viana dos Santos, em Belém de Brejo Cruz (PB).

Teóloga (FCS) e pedagoga (UFRN). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica (FIP), Educação especial com enfâse em AEE (FCM) e Cultura africana e afro-brasileira (UFRN). Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), pela UERN, Campus Pau dos Ferros. Atualmente, exerço a função de psicopedago no Centro Educacional Ana Rita Trigueiro (CEART) e professora da Escola Municipal Manoel Viana dos Santos, em Belém de Brejo Cruz (PB).

Ivanaldo Santos de Oliveira Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011), pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e pós-doutorado em Filosofia do Direito pelo UNIVEM (2019). Professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) e do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos (NUEDH/UERN/CAMEAM). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER)

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Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

Artigos