Bases epistemológicas da interdisciplinaridade no Ensino Religioso

Maria José de Araújo, Ivanaldo Santos de Oliveira Filho, Simone Cabral Marinho dos Santos

Resumo


O estudo tem por objetivo analisar as bases epistemológicas da interdisciplinaridade no Ensino Religioso, discutindo a questão do Ensino Religioso como disciplina no contexto escolar. As principais vozes teóricas do estudo são: Charlor, Fazenda, Japiassu, Morim, Santos, Viesser e documentos como a Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, afirma-se que o Ensino Religioso possui conteúdos que conduzem o aluno a refletir sobre o seu papel enquanto cidadão do mundo e valores éticos que, por razões diversas, então sendo esquecidos na sociedade. Com isso, o Ensino Religioso pode contribuir para a defesa da dignidade da pessoa humana, promovendo uma sociedade mais justa, humana e igualitária.


Palavras-chave


Bases epistemológicas. Interdisciplinaridade. Ensino Religioso

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DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i96.47414

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