Ousadias teológicas no cuidado da espiritualidade do estudante de medicina

Autores

  • Simoni Maria Teixeira Ricetti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-4332-2822

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i96.47791

Palavras-chave:

Ousadias, Teologia, Espiritualidade, Medicina.

Resumo

O cenário acadêmico vivenciado pelo estudante de medicina é permeado por crises de sentido. A falta de tempo para o cuidado de si marca a graduação de medicina diante de um curso com carga horária em tempo integral, alto nível de competitividade, ênfase na formação cognitiva em detrimento da formação humana. Transtornos alimentares, distúrbios do sono e depressão são apontados pelas pesquisas como um estresse decorrente na formação médica. Outros fatores são desencadeadores desse estresse: participar de procedimentos invasivos ou dolorosos, contato com a morte, morar longe da família, ter amizades somente dentro do círculo acadêmico e a não aplicação do conceito de qualidade de vida na própria vida. Diante desse quadro, o estudante de medicina passa a apresentar dores psíquicas. Dentro deste horizonte, o convite ao resgate do sentido da espiritualidade do estudante de medicina apresenta-se para além de um imperativo ético. Nessa perspectiva, o diálogo entre a Teologia e a Bioética revelam-se como uma possibilidade de propor novas formas de cuidado perante a fragilidade do estudante, pois ambas trabalham em defesa da vida. A espiritualidade na Bioética vai numa direção de responsabilidade, de proteção e de cuidado diante da vida. Com sua visão sistêmica que lhe é peculiar, a Teologia tem um modo de perceber o ser humano à luz da revelação, considerando todo o seu dinamismo histórico, estando aberta a assumir tematicamente os problemas que o momento suscita. O objetivo deste artigo é verificar a influência da teologia no cuidado da espiritualidade do estudante de medicina na perspectiva da bioética. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa bibliográfica. Analisou-se o contexto do graduando do curso de medicina junto a ética do cuidado e a Teologia, como importante fonte de base moral a salvaguardar o valor da vida. Espera-se que o contexto da educação médica se abra ao diálogo com a Teologia na busca do cuidado da espiritualidade do estudante de medicina, uma vez que, ousadias teológicas são sempre um exercício do espírito humano.

Biografia do Autor

Simoni Maria Teixeira Ricetti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Teologia (PUCPR). Mestre em Bioética (PUCPR, 2015). Especialista em Pedagogia (IBPEX, 2007). Graduada em Pedagogia (UTP-PR, 2001). Bolsista CAPES.

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Professor no Bacharelado em Teologia da PUCPR das disciplinas Teologia Fundamental, Antropologia Teológica e Teologia Moral. Professor no PPG em Teologia da PUCPR da disciplina de Tópicos de Teologia e Bioética. Membro do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética e da Linha de Pesquisa Teologia e Sociedade. Projetos de Pesquisa: 1.Bioética, ciência e espiritualidade; 2. Bioética e Teologia e suas interconexões com as questões sociais; 3. A Ética nas Biotecnologias. Múltiplas perspectivas. Professor no PPG em Bioética da PUCPR da disciplina Tópicos de Bioética e os cuidados no final da vida. Linha de Pesquisa Bioética Clínica e Humanização; Fundamentos da Bioética. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.

Referências

ANCILLI, Ermanno; Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum (Orgs). Dicionário de Espiritualidade. Volume I. São Paulo: Edições Loyola / Paulinas, 2012.

ANJOS, Márcio Fabri. Para compreender a espiritualidade em Bioética. In. PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de P. de. BICHELS, (Orgs). Buscar sentido e plenitude de vida: Bioética, Saúde e Espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2008.

BAVARESCO, Rosa Maria Serra. A universidade como espaço público. In. GOULART, Alexander Bernardes; STRAPASSON, Elaine Fátima; BICHELS, Águeda (Orgs). Pastoral da Universidade e Universidade em Pastoral: Um Novo Paradigma. Curitiba: Editora Champagnat, 2004.

BOFF, Leonardo. Espiritualidade - um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BUBER, Martin. O caminho do homem segundo o ensinamento chassídico. São Paulo: Realizações Editora, 2011.

CNBB, Pastoral da Educação: estudos para diretrizes nacionais. São Paulo: Paulus, 2016.

CUNHA, António Camilo. O saber pedagógico do professor – No caminho da alteridade. In. ENS, Romilda Teodora; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; BEHRENS, Marilda Aparecida (Orgs). Trabalho do Professor e Saberes Doentes. Curitiba: Editora Champagnat, 2012.

CUNHA, Jorge Teixeira da. Trinta anos de Teologia Moral. Porto: Revista Humanística e Teologia, 2010. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/19121/1/Trinta%20anos%20de%20Teologia%20Moral.PDF>. Acesso em 27.02.2020.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FRETTO, Luis; SOUZA, Waldir. A Ternura: o grande projeto revolucionário. São Paulo: Revista Cultura Teológica, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/culturateo/article/view/44490>. Acesso em 20.02.2020

JUNIOR, Nilo Ribeiro. A Teologia Moral diante da dor do outro. In. PESSINI, Leo; ZACHARIAS, Ronaldo (Orgs). Ser e fazer: Teologia Moral: do pluralismo à pluralidade, da indiferença à compaixão. Aparecida: Editora Santuário, 2012.

KOENIG, Harold G. Medicina, religião e saúde: O encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012.

LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro Homem. Petrópolis: Editora Vozes: 2012.

LIMA, Maria Cristina Pereira; DOMINGUES, Mariana de Souza; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Botocatu: Rev. Saúde Pública, 2006. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/7ac2/3af8ff73d4ec907f7137d519bd1f41a889f9.pdf >. Acesso em 02.12.2019.

MELO, Evandro Arlindo de. A Bioética Teológica e a construção de um discurso para uma sociedade secular e plural a partir das contribuições da Teologia Pública. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php?_ga=2.147049520.680356904.1583052389-968348706.1541871855 >. Acesso em 21.01.2020.

OLIVEIRA, Adelino Francisco de. Juventude e novos contextos culturais. In. PESSINI, Leo; ZACHARIAS, Ronaldo. Ética Teológica e Juventudes. Aparecida: Editora Santuário, 2013.

RUBIO, Alfonso García. Unidade na Pluralidade: O ser humano à luz da fé e da Reflexão Cristãs. São Paulo: Paulus, 2001.

SANTA, Nathália Della; CANTILINO, Amaury. Suicídio entre médicos e estudantes de medicina: Revisão de Literatura. Brasília: Revista Brasileira de Educação Médica, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0772.pdf>. Acesso 15.01.2020.

SINNER, Rudolf von. Teologia Pública num Estado Laico: Ensaios e análises. São Leopoldo: Sinodal, 2018.

SIQUEIRA, José Eduardo de; ZOBOLI, Elma, KIPPER, Délio José (Orgs). Bioética Clínica. São Paulo: Gaia, 2008.

SIQUEIRA, José Eduardo de. Expoentes debatem temas do fim da vida: Conselho Federal de Medicina, Brasília, set. 2018, p. 8. Disponível em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/. Acesso em 03.11.2019.

SOUZA, Virgínio Cândido Tosta de. Universidade, Ética e Espiritualidade. In. PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de P. de. BICHELS, (Orgs). Buscar sentido e plenitude de vida: Bioética, Saúde e Espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2008.

STEWART, Moira; BROWN, Judith Belle; WESTON, W. Wayne; McWHINNEY, Ian R; McWILLIAM, Carol L; FREEMAN, Thomas R. Medicina Centrada na Pessoa: Transformando o Método Clínico. Porto Alegre: Artmed, 2017.

TEMPSKI, Patrícia. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina e da influência exercida pela formação acadêmica. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2008.

URBAN, Cícero. Bioética Clínica. Rio de Janeiro: Editora Reviver: 2003.

VASCONCELOS, Tatheane Couto de; DIAS, Bruno Rafael Tavares; ANDRADE, Larissa Rocha; MELO, Gabriela Figueirôa; SOUZA, Edvaldo. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Recife: Revista Brasileira de Educação Médica, 2015. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0135.pdf>. Acesso em 29.12.2019.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

Artigos