“E HOUVE A DEDICAÇÃO EM JERUSALÉM” (Jo 10,22)

Gilvan Leite de Araújo

Resumo


Chanucá, habitualmente chamada de Festas das Luzes ou Dedicação, é uma solenidade que faz memória da Guerra dos Macabeus e sua vitória sobre os Selêucidas. A solenidade surge como um desdobramento da Festa das Tendas e acaba assimilando traços festivos e litúrgicos desta. No Quarto Evangelho ela aparece na sequência da Festa das Tendas e, ambas, servem como “pano de fundo” para a manifestação messiânica de Jesus. Contudo, a sua presença no Quarto Evangelho suscita fortes indagações do que a habitual descrição como apenas uma festa de Israel. Aqui se deseja, após a descrição histórica da solenidade, apresentar as implicações para a narrativa joanina.

Palavras-chave


Chanucá; Festas de Israel; Quarto Evangelho

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i97.47980

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: