A urgência de uma Teologia Política: Crítica e desafios para o atual contexto brasileiro

Cesar Kuzma

Resumo


O artigo que aqui apresentamos chama a atenção para a urgência de uma Teologia Política no Brasil, principalmente por sua situação atual, que nos apresenta inúmeros desafios que também devem ser interpelados e enfrentados pela teologia. Temos como objetivo fazer uma leitura atenta e crítica do contexto em que estamos vivendo, na intenção de trazer novos entendimentos para esta realidade. Nossa intenção é que esta perspectiva teológica possa oferecer horizontes de interpretação que podem ser apontados como geradores de uma nova práxis, que de forma construtiva e libertadora visem o compromisso público da teologia na sociedade atual. A partir destes objetivos e mediante uma pesquisa bibliográfica, dividiremos o nosso artigo em quatro partes. Primeiramente, apontaremos aspectos que determinam as características de uma Teologia Política, com destaque às diversas expressões contextuais que marcaram e ainda se fazem presente em nosso tempo. Na sequência, faremos uma descrição do atual contexto brasileiro, marcado por uma profunda crise social e política. Depois, pretendemos oferecer aspectos fundamentais de uma Teologia Política e como que a realidade atual nos interpela à urgência desta questão. Por fim, este percurso nos coloca diante de tarefas que se fazem necessárias para a teologia atual, que em vista de uma perspectiva política conduzem a nossa reflexão para novos horizontes.  


Palavras-chave


Teologia; Política; Realidade Brasileira; Sociedade Atual.

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i96.50331

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: