Saúde no "novo normal" da crise à humanização" - Integração e responsabilidade

Autores

  • Luis Fretto Pontificia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Teologia - PPGT https://orcid.org/0000-0002-2197-3800
  • Rita de Cassia Falleiro Salgado Pontifícia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Bioética - PPGB https://orcid.org/0000-0002-1593-3458
  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Teologia - PPGT Programa de Pós Graduação em Bioética - PPGB https://orcid.org/0000-0002-4332-2822

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i96.50394

Palavras-chave:

Saúde. Humanização. Integração. Responsabilidade. Novo Normal.

Resumo

Uma crise mundial em saúde que impacta a vida humana de diversas formas, causando uma crise geral e global, como é o caso da pandemia de COVID-19, revela alto impacto nas convicções dos seres humanos, provocando mudanças referentes a valores culturais, emocionais, religiosos, sociopolíticos e econômicos. Tal fenômeno desperta no indivíduo a sensação de impotência e também o autoquestionamento. O objetivo deste artigo é destacar as categorias de Humanização, Integração e Responsabilidade, como elementos essenciais para a “saúde saudável” no “novo normal”.  A Metodologia estrutural se apresenta como pesquisa teórica, de revisão bibliográfica e atualização temática histórica em portais eletrônicos de mídia contemporânea.  Apresenta-se a reflexão acerca da “saúde saudável” em um “novo normal”, a partir de novos comportamentos e práticas humanizadas em resposta às urgências sociais e éticas recém-afloradas.

Biografia do Autor

Luis Fretto, Pontificia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Teologia - PPGT

Mestre em Teologia pela PUCPR (Bolsa CAPES). Bacharel em Teologia (PUC-PR). Licenciado em Filosofia (CLARETIANO). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia (FACEL).

Rita de Cassia Falleiro Salgado, Pontifícia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Bioética - PPGB

Pós-doutoranda em Bioética no PPGB da Pontifícia Universidade Católica – PR (Bolsa PNPD/2019). Doutora em Educação - Políticas Públicas e Gestão da Educação, com enfoque em Ética e Bioética na Formação Profissional. Mestre em Educação pela UTP (2011). Graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979). Parecerista da Revista Pistis & Práxis: Teologia e Pastoral (PUCPR), Curitiba, Brasil. Pesquisadora no Grupo: Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde da PUCPR-CNPq.

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do PR - PUCPR Programa de Pós Graduação em Teologia - PPGT Programa de Pós Graduação em Bioética - PPGB

Doutor em Teologia. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Teologia e Bioética da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde (BIOHCS) PUCPR/CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

Referências

BOFF, L. Crise: oportunidade de crescimento. Campinas: Ed. Verus, 2002.

FORTE, B. Um pelo outro: por uma ética da transcendência. São Paulo: Paulinas, 2006.

FROMM, E. Ter ou ser. Ed. 4°. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

GOSWAMI, A. Consciência Quântica: uma nova visão sobre o amor, a morte e o sentido da vida. Amit Goswami; traduzido por Marcello Borges. São Paulo: Aleph, 2018.

JONAS, H. O Princípio Responsabilidade; Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio, 2006.

OMS - Organização Mundial da Saúde – Escritório Regional das Américas. Cartilha Indicadores de Saúde – Elementos conceituais e Práticos. 2019, Pagina 04. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_docman&view=download&category_slug=health-analysis-metrics-evidence-9907&alias=45251-indicadores-saude-elementos-conceituais-e-praticos-251&Itemid=270&lang=pt Acessado em: 25 Jun 2020.

PESSINI, L; BERTACHINI, L. Humanização e cuidados paliativos. 5° Ed. São Paulo: São Camilo: Loyola. 2004.

RUBIO, A, G, (Org.). O humano integrado. Abordagens de Antropologia Teológica. Petrópolis: Vozes, 2007.

SCHIRATO, Maria Aparecida Rhein, Novo normal: entenda melhor esse conceito e seu impacto em nossas vidas. 07/05/2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/novo-normal-conceito/ Acessado em 29 Jun 2020.

TORRALBA, R. Antropologia do cuidar. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

Artigos