Papa Francisco e o sonho da "transformação missionária da Igreja"

Célia Maria Ribeiro

Resumo


É recorrente a preocupação da Igreja quando o assunto é a sua própria missão, sobretudo na sociedade contemporânea, não obstante os inúmeros desafios que vão da baixa participação dos agentes pastorais à resistência para a transformação de ações inexpressivas que já não dão conta da complexidade das relações humanas. Ao Papa Francisco é mais do que necessária a renovação do estilo missionário, cujo centro é a proximidade com a pessoa de Jesus Cristo, a partir do chamado misericordioso do Senhor. Diante de tão significativo encontro, é praticamente inevitável o impulso comunicativo para que outros também sejam alcançados pela alegria de fazer parte do mesmo “rebanho”. De forma análoga, a missão ganhará o contorno esperado, quanto maior o discernimento ao longo da caminhada evangelizadora, pois se trata de dar espaço ao entendimento inequívoco da mensagem salvífica, sem prejuízo à liberdade de escolha e principalmente ao acesso à boa nova oferecida sem distinção alguma. O reflexo será observado no presente artigo, sob o objetivo de dar clareza à incidência prática do sonho missionário.


Palavras-chave


evangelização, missão, Igreja, transformação, encontro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i98.52774

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: