O Espírito da Theologia Mundi do Concílio Vaticano II e sua incidência na Teologia Latino-americana e Caribenha

Autores

  • Paulo Sérgio Lopes Gonçalves PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i99.54229

Palavras-chave:

Concílio Vaticano II, theologia mundi, teologia da libertação, pobres

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar a teologia desenvolvida no Concílio Vaticano II, denominada theologia mundi, e seus desdobramentos na produção teológica latino-americana e caribenha. Justifica-se esse objetivo ser a teologia conciliar um complexo teórico de recepção de um processo epistemológico de renovação teológica, de desenvolvimento da relação entre Deus e o ser humano, situado no mundo contemporâneo, e de impulso à produção teológica de diversas perspectivas. Essa theologia incidiu na América Latina e no Caribe mediante um processo criativo, tanto do magistério eclesial quanto de teólogos, em que a dialética conciliar entre mistério e história traduziu-se como articulação entre fé cristã e o locus historicus dos pobres. Para atingir esse objetivo, partir-se-á do contexto de pluralismo filosófico e renovação teológica recepcionado pelo Concílio Vaticano II. Em seguida, analisar-se-á a teologia conciliar como theologia mundi, em que Deus se relaciona com os seres humanos na contemporaneidade histórica do mundo, para então explicitar que o continente latino-americano recepcionou essa theologia articulando fé cristã e locus historicus dos pobres, tanto no magistério eclesial quanto na perspectiva libertadora de fazer teologia. Emerge então o conceito teológico de Deus libertador e da vida, de ser humano compassivo e solidário, e de Igreja dos pobres.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, PUC-Campinas

Doutor em Teologia pela PUG (Roma, Itália), Pós-doutor em Filosofia pela EU (Évora, Portugal) e Pós-doutor em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte). É docente-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e das graduações em Filosofia e em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Dossiê