O Vaticano II e as aspirações para a compreensão do ser humano em um mundo transformado
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i101.54407Palavras-chave:
Vaticano II, Aggiornamento, Antropologia, Cultura, Encontro, EducaçãoResumo
O artigo tem como objetivo apresentar o Concílio Vaticano II como grande motivação para a transformação da igreja no mundo. O evento, iniciado em 1962 e encerrado em 1965, continua sendo um desafio para a aproximação e diálogo com a sociedade deste tempo. O método usado no artigo é o dedutivo com uma metodologia qualitativa bibliográfica. O artigo apresentará como chave de leitura para esta compreensão três elementos fundamentais. O primeiro deles é o aggiornamento proposto por João XXIII, que interroga o ser humano diante de uma nova antropologia. Esse aggiornamento é muito necessário diante de uma nova compreensão de cultura, estruturada em uma nova ótica eclesial. O segundo elemento é a cultura, é esta que marca a intenção do Magistério da Igreja para a compreensão do tempo presente. O terceiro elemento é a educação, um tópico muito necessário e desafiador nestes tempos. A educação continua sendo uma base fundamental para o diálogo, para a promoção humana e à solidariedade. O artigo sugere esses três elementos e desenvolve-os, a fim de possibilitar a compreensão do Vaticano II que precisa de progressiva atualização diante dos desafios que a cada dia o ser humano enfrenta. Nesse cenário, cabe à Igreja dar as respostas necessárias, fundamentadas na fé e na verdade.
Referências
CELAM. IV Conferência do Episcopado Latino-Americano. Santo Domingo. Nova Evangelização-Promoção Humana-Cultura. 7.ª edição. Petrópolis: Vozes, 1993.
CELAM. V Conferência do Episcopado Latino-Americano. Documento de Aparecida. Texto Conclusivo Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe São Paulo: Paulinas/Paulus, 2007.
FRANCISCO [Papa]. Fratelli Tutti. Sobre a Fraternidade e a amizade social. Brasília: CNBB, 2020.
FRANCISCO [Papa]. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A alegria do Evangelho: Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. [EG]São Paulo: Paulinas: 2013.
FRANCISCO [Papa]. Homilia. Por uma cultura do encontro (Vatican). Osservatore Romano, ed. em português, n. 37 de 13 de setembro de 2016.
FRANCISCO [Papa]. Homilia. Por uma cultura do encontro (Vatican). Osservatore Romano, ed. em português, n. 37 de 13 de setembro de 2016.
FRANCISCO [Papa]. Laudato Si’. Sobre o cuidado comum. São Paulo: Loyola/Paulus, 2015.
FRANCISCO [Papa]. O verdadeiro poder é o serviço. São Paulo: Ave-Maria, 2013.
FRANCISCO [Papa]. A verdade é um encontro. São Paulo: Paulinas, 2015.
GONÇALVES Paulo Sérgio. Gaudium et Spes. In: PASSOS, João Décio; SANCHEZ Wagner Lopes (Orgs). Dicionário do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2015.
JOÃO PAULO II. [Papa]. Exortação Apostólica Chrisitfideles Laici. 7ª edição São Paulo: Paulinas, 1990.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Gravissimus Educationis. In:PASSOS, João Décio;
LIBANIO, João Batista. A arte de formar-se. São Paulo: Loyola, 2001.
LIBANIO, João Batista. Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano. São Paulo: Paulus, 2007.
LIBANIO, João Batista. Concílio Vaticano II. São Paulo: Loyola, 2005.
LORSCHEIDER, Aloísio. Vaticano II. 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005.
LORSCHEIDER, Aloísio. Apresentação. In: BOMBONATTO, Vera Ivanise (Orgs). Concílio Vaticano II. Análise e prospectivas. 2.ª edição. São Paulo: Paulinas, 2005.
PAULO VI [Papa]. Octogésima Adveniens. As necessidades de um mundo em transformação. Petrópolis: Vozes, 1979.
PUNTEL, Joana T. Cultura Midiática e Igreja. Uma nova ambivalência São Paulo: Paulinas, 2008.
SANCHEZ, Wagner Lopes (Dir.). Dicionário do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2015.
SPADARO, Antônio. Entrevista exclusiva do Papa Francisco. São Paulo: Loyola/Paulus, 2013.
VATICANO II. Compendio do Vaticano II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. 18 edição. Petrópolis: Vozes, 1986.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Cultura Teológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.