Por uma Nova Hermenêutica da Eucaristia

Autores

  • Jaime Lorandi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isidoro Mazzarolo

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i101.55772

Palavras-chave:

Teologia, Eucaristia, Paraíso, Sacrifício, Sacramento, Comunhão

Resumo

Este artigo apresenta um percurso de uma nova reflexão em torno da Eucaristia, conforme o pensamento de Ghislain Lafont. Trata-se de uma síntese que tematiza a exigência de uma suposta ‘nova’ teologia eucarística. O autor identifica o espaço para uma nova teologia eucarística, resgatando o Concílio Vaticano II e suas três constituições, em uma ‘desconstrução’ da teologia clássica, para libertá-la de uma leitura muito marcada por uma interpretação do sacramento do altar como ‘remédio para o pecado’. Uma ‘Eucaristia no Paraíso’ torna-se a provocação e desafio teológico para uma ressistematização do saber clássico sobre a comunhão, sobre o sacramento e sobre o sacrifício. Isso não deve ser perdido, mas só pode ser conservado às custas de um profundo e iluminador repensamento. Ghislain Lafont também utilizou o texto de Massimo Recalcati sobre o sacrifício e recuperou deste a definição de “sacrifício simbólico” como noção capaz de esclarecer a verdade da comunhão eucarística, outra passagem na “tradução da tradição”. Finalmente ele retoma a intuição de uma “Eucaristia no Paraíso” e a interpreta como “chave hermenêutica” de toda a história da salvação, até a plenitude de Cristo e a missão da Igreja. Antes de abordar o estudo da proposta de G. Lafont, este artigo traz o significado semântico da eucaristia e também das exigências eucarísticas de Jesus com seus discípulos como a Nova Aliança e o seu Memorial. A partir de então realiza-se uma análise da “desconstrução” de Lafont e de seus conceitos de Eucaristia como sacrifício, sacramento, comunhão e louvor espiritual. A partir do conceito de que a Eucaristia é uma aliança de amor e comunhão, conclui-se com uma análise crítica sobre esta nova proposta hermenêutica de Ghislain Lafont.

Biografia do Autor

Jaime Lorandi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Bíblicas e professor do PPG da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: jaime.lorandi@edu.pucrs.br

Isidoro Mazzarolo

Mestrando em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: jaime@plasticositalia.com.br

Referências

AGOSTINHO, De civitate Dei, X, 1-7 Charleston: Nabu Press, 2011.

ALDAZÁBAL, José. A Eucaristia. Petrópolis: Vozes, 2002.

BEAUCHAM, Paul. O sacrifício no Oriente Próximo Antigo. In: BROUARD, Maurice (org.). Eucaristia, Enciclopédia da Eucaristia (orig. francês). São Paulo: Paulus, 2006.

BLASS, F.; DEBRUNNER, R. Grammatik des Neutestamentlichen Griechish. Goettingen, 1984.

CATECISMO da Igreja Católica. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Loyola, 1999.

CONCÍLIO Ecumênico Vaticano II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Dei Verbum.

CONCÍLIO Ecumênico Vaticano II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Gaudium et spes.

CONCÍLIO Ecumênico Vaticano II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Lumen gentium

CONCÍLIO Ecumênico Vaticano II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Sacrosanctum Concilium.

LAFONT, Ghislain. Nova teologia eucarística: por que uma ‘’nova’’ teologia eucarística? Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/576249-nova-teologia-eucaristica-por-que-uma-nova-teologia-eucaristica-artigo-de-ghislain-lafont> Acesso em 02 de ago. de 2021.

LAFONT, Ghislain. Nova teologia eucarística: uma eucaristia no paraíso? Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/576382-nova-teologia-eucaristica-uma-eucaristia-no-paraiso-artigo-de-ghislain-lafont> Acesso em 02 de ago. de 2021.

LAFONT, Ghislain. Nova teologia eucarística: o sentido do sacrifício simbólico. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/577445> Acesso em 01 de ago. de 2021.

LAFONT, Ghislain. Nova teologia eucarística: o primado do sacrifício eucarístico. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/577494 Acesso em 01de ago. de 2021.

LAFONT, Gislain. Nova teologia eucarística: uma eucaristia no Paraíso? In: GRILLO, Andrea. Blog Come se non. Publicação em 22 de fevereiro de 2018.

LYONNET, E. Etudes sur l’Épitre aux Romains. Analecta Biblica, 120. Roma: PIB, VI (1989).

MAZZAROLO, I. A Eucaristia: memorial da Nova Aliança – Continuidade e Rupturas. 2. ed., São Paulo: Paulus, 2006.

MAZZAROLO, Isidoro. Gênesis 1-11: e assim tudo começou. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2. ed., 2013.

MAZZAROLO, Isidoro. Carta de Paulo aos romanos; educar para a maturidade e o amor. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2. ed., 2014.

MAZZAROLO, I. O amor é não-hipócrita. In: Atualidade Teológica, 18 (2004), p. 313-337.

MAZZAROLO, Isidoro. Primeira Carta de Paulo aos Coríntios – exegese e comentário. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 3. ed., 2013.

LYONNET, E. Etudes sur l’Épitre aux Romanins. In. Analecta Biblica, 120. Roma: PIB, p. 1-15.

PERROT, Charles. A eucaristia no Novo Testamento. In: BROUARD, Maurice (org.). Enciclopédia da Eucaristia. São Paulo: Paulus, 2006, p. 79-118.

RECALCATI, Massimo. Contro il sacrificio. Al di là del fantasma sacrificale (Contra o sacrifício. Para além do fantasma sacrificial) Milão: Raffaello Cortina, 2017.

YANG, Seung Ai. A ceia sagrada no judaísmo da época helenista. In: BROUARD, Maurice (org.). Enciclopédia da Eucaristia. São Paulo: Paulus, 2006, p. 65-71.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê