A forma escatológica do corpo de Cristo

Uma aproximação da teologia eucarística de Zeno Carra com a antropologia escatológica de Fabrice Hadjadj

Autores

  • Vinicius da Silva Paiva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCRS
  • Rafael Martins Fernandes PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i101.55880

Palavras-chave:

Eucaristia, Presença eucarística, Corpo de Cristo, Forma, Escatologia

Resumo

De que forma Jesus Cristo se faz presente no sacramento da Eucaristia? Essa é a questão central que o teólogo italiano Zeno Carra investiga em seu estudo de teologia fundamental sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Carra propõe a forma processual do rito litúrgico como locus da presença de Cristo. Já o filósofo francês Fabrice Hadjadj enxerga no acontecimento da Ressurreição a inauguração de um espaço escatológico onde estaria o Corpo ressuscitado de Cristo, ao qual se tem acesso por meio da Eucaristia. Enquanto Hadjadj elabora princípios de uma física eucarística para enfatizar a presença escatológica de Cristo, Carra, contrapondo-se a uma concepção metafísica da realidade, propõe a forma relacional e vetorizada do Cristo histórico e do Cristo pascal como origem de sua presença sacramental. Em um esforço de convergência entre o conceito de forma adotado por Zeno Carra e o enfoque escatológico de Fabrice Hadjadj, o artigo reflete sobre a presença de Cristo na Eucaristia e sobre o processo de configuração a Cristo como forma eucarística de vida cristã. Em sua conclusão, o artigo propõe o alargamento do modelo de Carra para inclusão da perspectiva escatológica de Hadjadj e reconhece no relato de Emaús (Lc 24, 13-35) tanto a presença processada pelas formas de mediação, quanto a presença dada e revelada do Cristo ressuscitado.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCRS

* Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCRS). Contato: teologodemaria@gmail.com

Rafael Martins Fernandes, PUCRS

Doutor em Teologia, Pontifícia Universidade Lateranense, PUL, Roma, Itália. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: rafael.martins@pucrs.br

Referências

BENTO XVI. Sacramentum Caritatis: Sobre a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja. 5 ed. São Paulo: Paulinas, 2009.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl.. São Paulo: Paulus, 2012.

BÖHNKE, Michael. O Espírito de Deus na ação humana: Pneumatologia prática. São Paulo: Paulina, 2020.

CANTALAMESSA, Raniero. “ISTO É O MEU CORPO”: À luz de dois hinos eucarísticos. 4 ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2015.

CARRA, Zeno. HOC FACITE: Studio teologico-fondamentale sulla presenza eucarística di Cristo. Assis: Citadella Editrice, 2018.

CASTELLANO, Jesús. Liturgia e vida espiritual: Teologia, celebração, experiência. São Paulo: Paulinas, 2008.

CLÉMENT, Olivier; RUPNIK, Marko Ivan. Ainda que tenha morrido viverá: Ensaio sobre a ressurreição dos corpos. São Paulo: Paulinas, 2010.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Constituição Sacrosanctum Concilium In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Concílio Vaticano II. 25.ed. Petropólis: Vozes, 1996.

CORBON, Jean. A fonte da liturgia. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2014.

HADJADJ, Fabrice. O Paraíso à porta: Ensaio sobre uma alegria que desconcerta. São Paulo: É Realizações Editora, 2015.

NADEAU, Marie-Thèrese. Eucaristia: Memória e presença do Senhor. São Paulo: Paulinas, 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê