Os sem religião no Brasil

Um estudo sobre o crescimento dos irreligiosos no país de 1940 a 2010 e possível cenário para 2050

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i102.58554

Palavras-chave:

Irreligiosos, Religiosidade, Sem Religião, Religião

Resumo

No Brasil, de acordo com o levantamento do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que estão se declarando sem religião tem aumentado substancialmente desde 1940. Os números saltaram de meros 0,2% para mais de 8% da população pesquisada em um período de 70 anos. Assim, esta pesquisa se debruçou a estudar este cenário religioso descrevendo a evolução deste crescimento e consequentemente o aumento da quantidade de pessoas que se declaram sem religião no Brasil. O objetivo geral perseguido foi demonstrar que existe um crescimento significativo do grupo denominado “sem religião” no Brasil e que crescimento tende a aumentar ainda mais até 2050. A abordagem metodológica empregada foi a mista, ou seja, num primeiro momento utilizou-se o emprego de uma abordagem quantitativa – para esboçar o cenário atual e futuro dos segmentos religiosos – e posteriormente a análise qualitativa para identificar as possíveis causas que tem levado ao crescimento dos sem religião. Concluiu-se que o número dos sem religião no Brasil está em acessão e com grande potencial de crescimento futuro fomentado principalmente pelo trânsito de fiéis entre as religiões, o que tem levado ao desigrejismo e a indiferença religiosa, contribuindo, assim, para a expansão dos irreligiosos no país.

Biografia do Autor

Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Contato: andersonvieira.nunes@hotmail.com

Referências

CAMPBELL, C. Para uma Sociologia da Irreligião. Londres: McMillan, 1971.

CAMPOS, I. Desigrejados: Teoria, história e contradições do niilismo eclesiástico. Rio de Janeiro: bvbooks, 2017.

Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986.

DURKHEIM, E. Definição do Fenômeno Religioso e da Religião. In: DURKHEIM, E. “As formas elementares da vida religiosa”. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

EVERETT, D. L. O Significado do Nome: Cosmologia e Nominação entre os Pirahã. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1993.

FEBVRE, L. O domínio da religião sobre a vida. In, MOTA, C. G. (org). São Paulo: Ática, 1978. GRESCHAT, H. J. O que é ciência da religião? Coleção repensando a religião. São Paulo: Paulinas, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Dados da Religião no Brasil. Mapa da religião no Brasil IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?tema=censodemog2010_religiao> acesso em junho de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Estimativa da População Brasileira para 2050. Disponível em: <http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm?caminho=Projecao_da_Populacao/Revisao_2008_Projecoes_1980_2050/> acesso em julho de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF IBGE 2008-2009. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pof/tabelas> acesso em julho de 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

NICODEMUS, A. O ateísmo cristão e outras ameaças a igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

PETERSON, T. Católicos, voltem pra casa. Nova York: Cléofas, 2002.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Vol. 1. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte: UFMG. 3aed, 2005.

WORLDWIDE INDEPENDENT NETWORK OF MARKET RESEACH– WIN/Gellup. The sceneryofreligions in the world. Disponível em: <http://www.wingia.com/en/services/end_of_year_survey_2016/10/> acesso em junho de 2017.

ZUCKERMAN, P. O não religioso: compreendendo pessoas e sociedades seculares. Londres: Oxford University Press, 2016.

Downloads

Publicado

2022-10-01