O problema de uma teoria geral do julgamento em Paul Ricœur
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i108.68321Palavras-chave:
Arendt, Kant, Ricœur, Sabedoria prática, Teoria do juízoResumo
O presente trabalho de pesquisa explora o significado de uma teoria geral do julgamento em Paul Ricœur, procuranto situá-lo numa rara referência explicita num dos estudos de O Justo 1, intitulado “Juízo estético e juízo político em Hannah Arendt”, a fim de destacar a importância, o alcance e a especificidade deste empreendimento epistemológico por parte de Ricœur, confrontando-o com a perspectiva original de Kant em sua terceira Crítica e a perspectiva de Hannah Arendt que aplicou-a ao campo do político.
Referências
APEL, Karl-Otto. Transformação de Filosofia II. O a priori da comunidade de comunicação. Tradução Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2000.
ARENDT, Hannah. Apêndice - Julgar: Extratos de lições sobre a filosofia política de Kant. In: A vida do espírito, Volume II: Querer. Tradução João C. S. Duarte, Lisboa: Piaget, 2000.
ASSY, Bethania. Julgar. In CORREIA, Adriano (Org.) Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Edições 70, 2022.
GADAMER, Hans G. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
GINZBURG, Carlo. Controlando as evidências: o juiz e o historiador. In: NOVAIS, Fernando A.; SILVA da, Rogério F. Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosacnaify, p. 342-358,
KANT, Immanuel. A crítica da faculdade de julgar. Tradução Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
RICŒUR, Paul. História e verdade. Tradução F. A. Ribeiro, Rio de Janeiro: Forense Editora, 1968.
RICŒUR. Paul. Do texto à ação. Ensaio de hermenêutica II. Tradução José Sarabando e Alcino Cartaxo. Porto: Rés, 1989.
RICŒUR. Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et. al]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RICŒUR. Paul. O Justo 1: A justiça como regra moral e como instituição. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
RICŒUR. Paul. O Justo 2: Justiça e verdade e outros estudos. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
RICŒUR, Paul. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Cultura Teológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.