O ecumenismo e a lógica do mercado
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i110.68550Palavras-chave:
Ciência da Religião, ecumenismo, diálogo inter-religioso, pluralismo religiosoResumo
Neste artigo, discute-se a transição entre duas perspectivas relacionadas à maneira como se articulou o tema da cooperação entre instituições eclesiásticas ou entre religiões, a saber, a perspectiva ecumênica no século XX e o diálogo inter-religioso no século XXI. Na segunda metade do século XX, a causa ecumênica foi no Brasil e na América Latina, um movimento associado às lutas populares de libertação. Esteve comprometida com os processos revolucionários, a busca por autonomia política e econômica das nações e, finalmente com os movimentos pró democratização da região. Em um mundo polarizado ideologicamente entre o Oriente e o Ocidente, o ecumenismo se constituiu em uma bandeira identitária que via a unidade dos povos como necessária para os processos de libertação. O século XXI traz outra perspectiva: o foco já não é mais a unidade entre as igrejas, mas o diálogo entre as religiões. O diálogo emerge no contexto das conquistas democráticas e, com a queda do Muro de Berlin, na superação do mundo polarizado entre o Oriente e o Ocidente. O objetivo dessa análise, e sua razão de ser, é entender as alterações no cenário macropolítico e econômico e como isso impactou e tornou obsoleta a maneira como o ecumenismo era proposto há sessenta anos e como ele acabou suplantado pelas reflexões sobre o diálogo inter-religioso. A crítica dos documentos e da produção intelectual do movimento ecumênico daquele tempo e a confrontação com o que se pensa hoje sobre as relações entre as igrejas, permite-nos traçar o perfil transacional entre as duas perspectivas. Produções êmicas do campo religioso daquele tempo foram confrontadas com as do tempo atual. Sociólogos cuja perspectiva analítica adotam a linguagem e as categorias econômicas, como Peter Berger e Pierre Bourdieu permitem uma análise consequente sobre essa transição. Enquanto o ecumenismo se fundamentava em uma perspectiva política no contexto da Guerra Fria, o diálogo inter-religioso se vê como um imperativo ético para as igrejas em um contexto de pluralismo no qual cada religião se comporta como um agente econômico (BOURDIEU, P., 1982, p 57) em concorrência pelos fiéis.
Downloads
Metrics
Referências
BERGER, P. “A market model for the analysis of ecumenicity”. Social Research, n. 1, v. 30, New York, p. 77-93, 1963
BERGER, P. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 149
CONCÍLIO VATICANO II. Lumen Gentium, 1964. Constituição dogmática. In. Compêndio do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis: Vozes, 1975.
CONCÍLIO VATICANO II. Unitatis Redintegratio, 1964. In. Compêndio do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis: Vozes, 1975.
CONCÍLIO VATICANO II. Ad Gentes, 1964. In. Compêndio do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis: Vozes, 1975.
CONCÍLIO VATICANO II. Nostra Aetate, 1964. In. Compêndio do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis: Vozes, 1975.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. 11 Plano Bienal dos Organismos Nacionais - 1991-1992. São Paulo: Paulinas, 1991. (Documentos da CNBB, 46).
BIZON, J.; DARIVA, N.; DRUBI, R. (Org.). Diálogo inter-religioso: 40 anos da Declaração Nostra Aetate. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 201
BIZON, J.; DARIVA, N.; DRUBI, R. (Org.). Ecumenismo: 40 anos do Decreto Unitatis Redintegratio. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 201
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982, p. 38
CNBB, 1991 apud BIZON, 2005, p. 310
DUPUIS, J. Rumo a uma teologia cristã do pluralismo religioso. São Paulo, Paulinas, 1999, p. 17
KÜNG, H. Projeto de Ética Mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana, São Paulo: Paulinas, 1993, p. 183
MENDONÇA, A. G. Protestantes, Pentecostais & Ecumênicos. São Paulo, UMESP, 1997
PANASIEWICZ, R. Pluralismo religioso contemporâneo: diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré. São Paulo: Paulinas, 2007
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira SOUZA, Daniel Santos, A teologia das religiões em foco, São Paulo, Paulinas, 2012
SANTA ANA, J. H. Ecumenismo e libertação, Petrópolis, Vozes, 1987
STEIL, C., “O diálogo inter-religioso numa perspectiva antropológica”. In: TEIXEIRA, Faustino. Diálogo de pássaros. São Paulo: Paulinas, 1993
VIGIL, J. M. Teologia do pluralismo religioso. São Paulo: Paulus, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Cultura Teológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.