Betesda e Siloé. Piscina, pecado e cura

Piscina, pecado e cura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i34.71911

Palavras-chave:

Piscina de Betesda, Piscina de Siloé, Pecado, Cura

Resumo

Os capítulos 5 e 10 do Quarto Evangelho descrevem duas curas operadas por Jesus, que ocorrem em relação à duas piscinas: Betesda e Siloé. O tema do pecado ocorre nas duas narrativas. Contudo, em aparente contradição. Assim, indaga-se o porquê a primeira cura está em relação ao pecado enquanto a segunda não? Aqui se deseja evidenciar as características das duas piscinas e sua relação com as duas narrativas de curas. Além disso, as duas narrativas praticamente servem de moldura para as narrativas do ciclo das festas de Israel (Jo 5-10) no Quarto Evangelho. Deste modo descreve-se uma Festa sem nome (Jo 5); a Festa da Páscoa (Jo 6); Festa das Tendas (Jo 7-8); Celebração da Dedicação (Jo 9-10). Lógico que a menção à Festa da Páscoa reaparece, no Quarto Evangelho, em outras passagens (2,13.23; 11,55; 12,1; 13,1; 18,28.39; 19,14). Mas o bloco com o ciclo das Festas de Israel possui uma finalidade teológica, ou seja, evidenciar quem é Jesus Cristo a partir das tradições das Festas.

Biografia do Autor

Gilvan Leite de Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2017); Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade S.Tommaso D’Aquino – Roma. Chefe de Departamento da Faculdade de Teologia da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Joanina – LIJO. Diretor do Instituto Superior em Filosofia Sede da Sabedoria da Diocese de Osasco – IFISS. Vice-Reitor do Seminário Maior de Teologia da Diocese de Osasco. Contato: glaraujo@pucsp.br

Referências

BOISMARD Marie-Émile. Bethzatha ou Siloé? Revue Biblique, vol. 106, n. 2, p. 206-218, avril, 1999.

CAMARERO MARÍA, L., Revelaciones Solemnes de Jesús, Derás Cristologico en Jn 7-8 (Fiesta de las Tiendas), Claretianas, Madrid 1997.

DEVILLERS, Luc. Une Piscine en cacher une autre à propos de Jean 5,1-9a. Revue Biblique, vol. 106, n. 2, p. 175-205, Avril, p. 1999.

HRUBY, K., La Fête des Tabernacles au Temple, a la Synagogue et dans le Nouveau Testament, L’Orient Syrien, n. 7, p. 163-174, 1962.

JACOBS, L., Sukkot in Rabbinic Literature, Enciclopedia Judaica, V, Keter Publishing House, Jerusalem 1971-1972, 498-502.

MARTÍNEZ, F.G., Textos de Qumran, Vozes, Petrópolis 1995.

MASTERMAN E.W. G. The Pool of Bethesda. The Biblical World, vol. 25, n. 2, p. 88-102, February,1905.

MCRAE, G.W., The Meaning and Evolution of the Feast of Tabernacles. The Catholic Biblical Quarterly, vol. 22, p. 251-276, 1960.

NODET, E., La Dédicace, Les Maccabées et le Messie, in Revue Biblique, n. 93, 321-375, 1986.

RUBENSTEIN, J.L., The History of Sukkot in the Second Temple and Rabbinic Periods, Scholars Press, Atlanta, Georgia 1995.

THOMPSON Robin. Healing at the Pool of Bethesda: A challenge to Asclepius? Bulletin for Biblical Research, vol. 21, n. 1, p. 65-84, 2017.

ULFGARD, H., Feast and Future, Revelation 7:9-17 and the Feast of Tabernacles, Almqvist & Wiksell, Stockholm 1989.

VICENT, R., La Festa Ebraica delle Capanne (Sukkot) - Interpretazioni Midrashiche nella Bibbia e nel Giudaismo Antico, Libreria Editrice Vaticana, Città del Vaticano 2000.

WAHLDE Urban C. von. The Pool(s) of Bethesda and the Healing in John 5: A reappraisal of research and of the Johannine text. Revue Biblique, vol. 116, n. 1, p. 111-136, Janvier, 2009.

WAHLDE Urban von. “Upper Pool” its “Conduit” and “The road of the fuller’s field” in eighth century BC Jerusalem and their significance for the Pools of Bethesda and Siloam, Revue Biblique, vol. 113. n. 2, p. 242-262, Avril, 2006.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Araújo, G. L. de. (2025). Betesda e Siloé. Piscina, pecado e cura: Piscina, pecado e cura. Revista De Cultura Teológica, 35(111), 208–229. https://doi.org/10.23925/rct.i34.71911