Aspectos da Pastoral Escolar nas Escolas Católicas do Brasil

Autores

  • Valéria Andrade Leal Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião, Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.i87.28554

Palavras-chave:

Escola Confessional, Escola Católica, Pastoral Escolar, Identidade Institucional

Resumo

A escola confessional católica marcou presença em terrítório brasileiro desde o início da colonização, sobretudo por meio dos jesuítas. Ao longo do tempo, no entanto, a conjuntura política lhe concedeu papéis diferentes. Na atualidade, a escola católica continua marcando presença no cenário educacional brasileiro e por isso, é o foco de estudo deste ensaio que apresenta a análise de dois questionários respondidos por tais instituições, com o objetivo de comparar os avanços, sobretudo na identificação do ER como área de conhecimento e o surgimento de um setor específico para a ação evangelizadora denomindado, pela maioria, como Pastoral Escolar. Respectivamente realizados em 2004 e 2015, os questionários mostram um processo de maturação nas propostas de ações evangelizadoras na escola, com maior ênfase no preparo profissional, nos processos reflexivos expressos em planejamentos e na percepção de outras formas de evangelização escolar fora da sala da aula com propostas de ações solidárias e fomento de grupos juvenis além do tradicional calendário litúrgico. As respostas obtidas também expressam preocupação com os destinatários da ação, bem como a diversidade religiosa e cultural que pede educação para o diálogo e acolhida das diferenças.

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