A caritas de Deus Pai no ensino de Paulo VI e João Paulo II: estudo sistemático-comparado

Marcial Maçaneiro

Resumo


Neste artigo, o Autor apresenta o magistério de Paulo VI e João Paulo II sobre a caritas-ágape de Deus Pai, considerando as afirmações explícitas de ambos sobre o assunto. O recorte temático inclui encíclicas, exortações apostólicas e locuções. Com enfoque sistemático, o Autor examina os enunciados sobre Deus Pai enquanto amor e seus aspectos mais pertinentes, nos dois Papas: recepção da Revelação e semântica utilizada, reflexão sobre o pathos divino, relação entre misericórdia do Pai e condição humana. A análise qualitativa dos textos permite ordenar os conteúdos do ponto de vista dogmático, bem como estabelecer uma aproximação comparada entre os dois Papas, cujo magistério situa-se no arco cronológico que vai do Concílio Vaticano II ao Grande Jubileu do Ano 2000. Deus Pai desponta como amor fontal da Criação da Aliança, num contínuo diálogo de salvação com a humanidade. Tanto Paulo VI quanto João Paulo II ensinam à luz da Revelação, atentos à definição joanina de Deus como amor de doação e de comunhão (cf. Jo 3,16). Sob tal luz, os dois Papas oferecem elementos relevantes para a compreensão teológica da primeira Pessoa da Trindade, seja na imanência (aspectos ontológicos), seja na economia (aspectos soteriológicos).

Palavras-chave


Deus Pai; Revelação; Amor; Salvação; Magistério pontifício

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.i88.30924

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: