A untura de Jesus por Maria (Jo 12,3)

Autores

  • Francisca Antonia de Farias Grenzer
  • Matthias Grenzer

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.i88.30937

Palavras-chave:

Evangelho segundo João, nardo, untura, pés, cabelos

Resumo

O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3). Alguns detalhes dessa ação, realizada pela irmã de Lázaro em Betânia chamam a atenção do ouvinte-leitor. Por que Maria usa uma quantidade tão grande de perfume, sendo que se trata de uma essência extremamente cara? E por que Maria perfuma justamente os pés de Jesus? Mais ainda, por que, após a untura, Maria enxuga os pés de Jesus com seus cabelos? Usar o perfume para depois recolher parte dele, aparentemente, não faz sentido. O estudo aqui apresentado procura compreender esses elementos da narrativa joanina, valorizando, sobretudo, o contexto literário e histórico-cultural do Evangelho segundo João.

Biografia do Autor

Francisca Antonia de Farias Grenzer

Graduanda na Faculdade de Teologia da PUC-SP. Membra do Grupo de Pesquisa LIJO (Literatura Joanina). O estudo foi apresentado como Comunicação no II Simpósio Internacional de Teologia organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP, no dia 17 de agosto de 2016.

Matthias Grenzer

Doutor em Teologia Bíblica e Mestre em História. Professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) e membro do Grupo de Pesquisa LIJO.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

Comunicações