A Igreja de Éfeso: um contato entre as tradições joanina e paulina

Leonardo Henrique da Silva, Gilvan Leite de Araujo

Resumo


Testemunhos antigos – dentre os quais o Novo Testamento – confirmam o contato de Éfeso, capital da província romana da Ásia, com a mensagem cristã ainda no primeiro século depois de Cristo. Autores cristãos clássicos atestam a presença tanto de Paulo e seus colaboradores, como de João, autor do Quarto Evangelho, neste importante cenário urbano. Portanto, segundo tradições antigas e estudos recentes, Éfeso conheceu duas das mais importantes escolas teológico-literárias do Novo Testamento: a paulina e a joanina. É certamente intrigante o silêncio histórico no que diz respeito a um possível contato entre estas comunidades cristãs efesinas. Se realmente houve uma comunidade joanina em Éfeso – o que encontra fortes indícios –, e somando-se ao fato de que lá existiu uma comunidade cristã de origem paulina, teria havido um contato entre ambas? Neste sentido, os Manuscritos de Qumran surgem como possibilidade para se compreender essa relação, haja vista que tanto a literatura paulina como a joanina apresentam contatos com a literatura essênia.

Palavras-chave


Éfeso; Evangelho segundo João; Tradição paulina; Qumran; Santuário

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.i88.30939

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: