Paradigmas teológicos perante o diálogo inter-religioso

Rafael Lopez Villasenor

Resumo


O texto aborda os caminhos e pressupostos necessários para o diálogo inter-religioso para o cristianismo a partir dos desafios da teologia em um mundo globalizado marcado pela intolerância, a desconfiança e o preconceito. A pergunta que orienta o artigo é quais são paradigmas e pressupostos no diálogo inter-religioso? O diálogo traz a possibilidade da busca da paz e da abertura para o diferente, para o outro. Na segunda parte do artigo apresentamos os três paradigmas teológicos que se referem ao pluralismo religioso: o exclusivista, o inclusivista e o pluralista como modelos para o diálogo inter-religioso no âmbito da teologia.

Palavras-chave


Diálogo; Inter-religioso; Pluralismo; Teologia; Religião

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i89.34459

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: