300 anos de Aparecida: abordagem histórica. O contexto da aparição e a devoção popular

Maria Cecilia Domezi

Resumo


Que resposta de fé se evidencia nesse contexto histórico do encontro da imagem de Aparecida? O lugar é a Vila de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, onde tinha nascido um povoado ao redor de uma capelinha dedicada a Santo Antônio. O Conde de Assumar, governador violento, atuava como em favor do centralismo da coroa portuguesa, queria manter o controle sobre a riqueza extraída da terra. Logo a condição em que vivia os pobres era triste e marcada de sofrimento. É neste contexto que a imagem milagrosa de Aparecida é encontrada pelos pescadores, dando início a uma história de fé e de esperança.

Palavras-chave


Aparecida; Imagem; Pescadores; Fé; Religiosidade popular

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i90.35976

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: