Comunidades cristãs: eco da voz de Jesus

Autores

  • Edélcio Ottaviani Faculdade de Teologia PUC/SP
  • Edi Gomes Ferreira Faculdade de Teologia da PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i91.37161

Palavras-chave:

Chamado, Saulo, Comunidades Cristãs, valores cristãos, comunidade LGBT

Resumo

Este artigo é um exercício de reflexão em Teologia Prática, a partir das interpelações da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (GE) do Papa Francisco a respeito do chamado à santidade, e do trabalho de pesquisa sobre o chamado de Paulo a caminho de Damasco e sua experiência com as primeiras comunidades cristãs. Estabelece uma relação com relatos atuais de homossexuais ou transexuais que desejam viver os valores evangélicos, mas que se sentem perseguidos em sua condição. O objetivo deste artigo é suscitar uma reflexão sobre a experiência paulina que, ao perseguir as comunidades cristãs, em nome de um ideal de vida religioso, ouve a voz de Jesus que diz: “Saul, Saul por que me persegues?” (At 9, 4). Ele aplica a époché, própria ao método fenomenológico, para deixar vir à luz e chegar aos nossos ouvidos o grito muitas vezes abafado de pessoas que procuram viver os valores cristãos e um caminho de santidade sem negar sua própria condição. Estes se fazem reverberar na voz de Jesus e clamam: “por que nos perseguem?” Suspendendo estrategicamente as tábuas de valores pré-estabelecidas, este artigo deseja mostrar as razões teológico-pastorais que pressupõem, na aplicação do “princípio misericórdia” (Cf. GE, 46), a escuta dessas vozes.

Biografia do Autor

Edélcio Ottaviani, Faculdade de Teologia PUC/SP

Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain (1996) e mestre em Teologia pela PUCSP (2013). Atua no Programa de Estudos Pós-graduados da PUCSP e exerce o cargo e Reitor do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Edi Gomes Ferreira, Faculdade de Teologia da PUC-SP

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pelo Seminário Teológico Batista do Sudeste do Brasil, mestrando em Teologia pela PUCSP/2018.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGAMBEN, Giorgio. Altíssima pobreza: regras monásticas e formas de vida. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2014.

_________________. O tempo que resta: um comentário à Carta aos Romanos. Tradução Davi Pessoa e Cláudio Oliveira. Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro: Autêntica, 2016.

ARISTÓTELES. Metafísica, 1019b, 9-10. V. II. Texto grego com tradução ao lado. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

EVERTS, J.M. Conversão e Vocação de Paulo. In: Dicionário de Paulo e Suas Cartas. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 260-270.

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. EDIPUCRS: Porto Alegre – RS, 2002.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate. Dsponível em: < http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html> Acesso em 12.04.2018.

RAMOS, José Augusto, Paulo de Tarso: a conversão como acto hermenêutico. In: Humanitas Suplementun. Paulo de Tarso: grego e romano, judeu e cristão. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1ª/ 2012.

ROUTHIER, Gilles; VIAU, Marcel. Précis de Théologie Practique. Deuxième Édition augmentée. Lumen Vitae: Bruxelles; Novalis: Montréal; L'Atelier: Ivry-sur-Sene, 2007.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a Cegueira. 21ª ed. Porto: Porto Editora, 2014. Formato e-book.

ARTIGOS, REVISTAS E PERIÓDICOS

MIRANDA, França. Evangelizar ou Humanizar? Revista Eclesiástica Brasileira, ano 74, n. 295, jul./set de 2014, p. 519

SELVATICI, Mônica. O Martírio de Estêvão e a comunidade cristã de Jerusalém: a questão da memória no relato historiográfico de Atos dos Apóstolos. Orácula, São Bernardo do Campo, v 2, n, 3, 2006.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Edição

Seção

Comunicações